quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Projeto “Arquivo dos Vereadores Petropolitanos” será apresentado na CMP

O Projeto “Arquivo dos Vereadores Petropolitanos” será apresentado oficialmente na próxima sexta-feira, 08 de julho, no Salão Hermogênio Silva, na Câmara Municipal de Petrópolis.
O projeto consta de vídeos com entrevistas biográficas de todos os vereadores que passaram pela casa legislativa, com testemunhos sobre suas vidas e momentos políticos importantes de que fizeram parte.
Em 2009, a Câmara encomendou um projeto que desse início ao resgate da memória histórica do legislativo, pois há um vasto acervo de documentos que em parte estão na Casa (desde 1947) e em parte no Museu Imperial (antes de 1947).
A “PROSCENIUM- Agência de Cultura” venceu a licitação e levou treze meses para a conclusão dos trabalhos, entrevistando 79 vereadores, dentre eles: professor Roberto Francisco, Dr. Miguel Pachá e professor Paulo Machado.
As entrevistas foram realizadas por Arthur Varella (que dirigiu a Casa Legislativa por 30 anos), Marilize Azevedo e Calau Lopes.  Após o falecimento de Calau, sua viúva, Cláudia, assumiu em seu lugar.
“A Casa, a partir deste momento passa a ter não só um acervo rico como também a biografia de seus vereadores” declarou Arthur Varella.
A coleção de DVDS com as gravações das entrevistas será entregue ao presidente da CMP, vereador Paulo Igor Carelli, e ficará à disposição na Casa Legislativa para estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário