domingo, 10 de julho de 2011

Levantamento inédito identifica espécies de árvores no Viveiro Municipal de Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga realizou um levantamento inédito no Viveiro Municipal. Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), técnicos do meio ambiente catalogaram todas as espécies de árvores existentes na área que conta com mais 100 mil metros quadrados de área verde. O estudo durou dois meses e contou com profissionais do Departamento de Meio Ambiente. A equipe já começou a desenvolver o mesmo trabalho na área do Parque Ipanema.
Estudantes já concluíram o trabalhou que teve duração de dois meses( Foto:José Barbosa-ACS/PMI )(07/07/2011)O diretor do Departamento de Meio Ambiente de Ipatinga, José de Arimateia, contou que o local conta com espécies nativas da Mata Atlântica e que não havia um levantamento preciso das informações. Foram identificados 170 indivíduos entre espécies nativas, exóticas e frutíferas. A espécie nativa mais predominante é o Ipê. Entre as exóticas predominam as palmeiras e as árvores frutíferas.
“No levantamento foram fotografados todos os indivíduos arbóreos da área do Viveiro Municipal e exigiu muita atenção dos profissionais. Acreditamos que este estudo é de muita valia para estudos acadêmicos”, reforça José de Arimateia. Assim que o levantamento for concluído será elaborado um material educativo e informativo das espécies encontradas no Parque Ipanema e no Viveiro Municipal. “Após a conclusão de todo levantamento será produzido um catálogo que estará disponível para a população”, explica o diretor.
O secretário Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Rodrigo Resende, anuncia que esta especie de Censo florestal será realizado em toda cidade. “Nossa previsão é concluir todo inventário no Viveiro Municipal e no Parque Ipanema e depois realizar este trabalho em toda cidade. Contamos com o apoio de estagiários e dos profissionais da Infrater”, explica. Além disso, conforme o secretário, estas informações vão constar no banco de dados do município onde estará mapeado toda a área verde e suas espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário