domingo, 10 de julho de 2011

Arquivo dos Vereadores Petropolitanos

O Projeto “Arquivo dos Vereadores Petropolitanos” foi entregue oficialmente na tarde da sexta-feira, 08 de julho, na Câmara Municipal de Petrópolis. A idealização foi de Bernardo Rossi quando presidente da CMP (hoje deputado estadual) e o trabalho teve inicio em 2009.  
 “ Esse arquivo veio preencher uma lacuna nessa Casa Legislativa. É com grata satisfação que recebo em nome da Casa os DVDs do projeto com as palavras de nossos colegas que já passaram pela Câmara. Tantos homens públicos fizeram e fazem parte da história de nosso município e merecem essa homenagem de terem suas entrevistas guardadas. A Casa fará um grande uso desse acervo e futuros vereadores poderão somar idéias e ações”, falou o presidente da CMP, vereador Paulo Igor.
Representando o Instituto Histórico de Petrópolis, o ex-vereador, professor Paulo Machado, proferiu discurso: “Minhas palavras são de entusiasmo e espero que esse projeto tenha continuidade, pois é um trabalho realizado em prol da cidade de Petrópolis. Aqui os vereadores somam trabalhos e esforços para poderem oferecer à cidade condições de progredir. Não é tarefa fácil, há muitas dificuldades a serem vencidas para se realizar um bom trabalho. Mas, todos se empenham e isso é o que dignifica a Casa. A Câmara é um somatório de idéias que nem sempre são iguais, mas que são com certeza para o bem de todos. O Instituto Histórico sente-se em condições de aplaudir esse resgate do passado, pois a memória de nossa população é muito fraca. Parabéns a esta Casa Legislativa pela iniciativa”.
Após as palavras do professor Paulo Machado, o ex-vereador, Dr. Miguel Pachá, falou em nome dos homenageados: “Sou o mais antigo vereador vivo nesta cidade. Não o mais velho, mas o mais antigo e por isso aceitei a incumbência de falar em nome dos vereadores. Elogiamos com grande satisfação o projeto, pois veio preencher uma lacuna há muito vazia. Eu propus a galeria de fotos dos ex-presidentes da Casa e sei o trabalho e as muitas dificuldades que tive. Tenho um respeito muito grande por esta Casa onde fui vereador aos 23 anos, fui reeleito e fui presidente aos meus 25 anos. Lembro-me bem do dia 31/01/1959, o dia em que tomei posse. Peço ao presidente, vereador Paulo Igor Carelli, que nomeie uma comissão para trabalhar em prol do resguardo da memória do Legislativo”.
O projeto “Arquivo dos Vereadores Petropolitanos” consta de vídeos com entrevistas biográficas de todos os vereadores que passaram pela casa legislativa, com testemunhos sobre suas vidas e momentos políticos importantes de que fizeram parte.   A PROSCENIUM- Agência de Cultura levou treze meses para a conclusão dos trabalhos, entrevistando 79 vereadores. As entrevistas foram realizadas por Arthur Varella (que dirigiu a Casa Legislativa por 30 anos), Marilize Azevedo e Calau Lopes.  Após o falecimento de Calau, sua viúva, Cláudia, assumiu em seu lugar.
“Dedico esse trabalho ao meu amigo/irmão, Calau Lopes. Lamento que grandes nomes tenham falecido antes de poderem dar seus depoimentos. A Casa Legislativa, a partir deste momento, passa a ter não só um acervo rico como também a biografia de seus vereadores” declarou Arthur Varella.
Foi apresentado um vídeo com duração de seis minutos com imagens, pequenos trechos de alguns depoimentos e dos bastidores das gravações. Todos os vereadores receberam um DVD com cópia de sua entrevista e posaram para uma foto histórica, alguns bastante emocionados. Após a cerimônia, foi servido coquetel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário