sábado, 16 de julho de 2011

...e ele ficará em Cuba.

CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou na sexta-feira que voltará no fim de semana a Cuba para se submeter a um tratamento de quimioterapia para combater o câncer e iniciar um "lento e complexo processo de recuperação".
O mandatário, de 56 anos, afirmou que estava enviando uma carta à Assembleia Nacional pedindo autorização para deixar o país a partir de 16 de julho, mas não disse quanto tempo ficará na ilha comunista.
Chávez foi operado em Cuba duas vezes no mês passado e retirou um tumor cancerígeno que, segundo ele, era do tamanho de uma bola de beisebol.
"Esta segunda etapa começará nos próximos dias com a aplicação de quimioterapia cientificamente planejada... e estou certo de que a segunda etapa contribuirá para seguir o caminho da recuperação da saúde", afirmou ele a jornalistas no palácio presidencial, depois de se despedir do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala.
Chávez não fez referência se deixará o vice-presidente Elías Jaua à frente do país.
"Tenho fé em Deus, na ciência médica e em nossos médicos cubanos, venezuelanos e em todo o pessoal que me atende e em mim mesmo, e nesta vontade de viver, por nosso povo, por minhas filhas", disse ele ao lado de suas filhas, uma delas visivelmente abalada, guardas de honra e ministros.
Minutos depois, a Assembleia convocou uma sessão extraordinária no sábado para considerar o pedido de Chávez.
O mandatário, que perdeu peso desde que foi operado, não revelou qual o tipo de câncer que possui, mas uma fonte próxima à equipe médica que o atende disse à Reuters recentemente que ele sofre de um câncer no cólon, o que requer um prolongado tratamento.
O segredo sobre sua doença levantou dúvidas sobre sua capacidade de liderar, como sempre fez em seus 12 anos de governo, uma campanha eleitoral por sua reeleição em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário