terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ministros irão depor 4ª feira

O Senado realizará nesta quarta-feira (10) a primeira audiência pública destinada a ouvir titulares de ministérios que estão sendo alvo de denúncias. Às 12h, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, será ouvido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA). A audiência foi motivada por reportagem da revista Veja contando da ação de um lobista que praticava fraudes dentro daquele Ministério. Milton Ortolan, secretário-executivo da pasta pediu demissão no último fim de semana.Alvaro Dias pede que o ministro ofereça os devidos esclarecimentos sobre "denúncias de corrupção, fraudes e propina no ministério da Agricultura". No mesmo documento, aprovado pela CRA na reunião do dia 4 de agosto, o líder tucano afirma:
A audiência atende a requerimento específico do líder do PSDB, Alvaro Dias (PR) e requerimentos com objetivos mais amplos assinados pelos senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Sérgio Souza (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Walter Pinheiro (PT-BA).
"O presente requerimento visa buscar esclarecimento sobre mais uma entre as inúmeras denúncias das graves irregularidades que se proliferam por toda a estrutura da administração pública".
Às 10, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve ouvir o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, sobre o desempenho da pasta. No entanto, há um requerimento aprovado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) para que a audiência com Lupi seja conjunta com a CMA. E que ele seja questionado sobre acusações de desvio de verbas da pasta que dirige. Se a CAS aprovar um requerimento semelhante em sua reunião das 9h, a audiência conjunta poderá ocorrer. 
Transportes e Cidades 
Ainda em data a ser marcada, os senadores da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vão ouvir os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos, e das Cidades, Mário Negromonte, para prestarem esclarecimentos sobre denúncias de irregularidades em suas pastas. O secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski, também será ouvido.
O ministro dos Transportes será igualmente convidado a prestar depoimento na Comissão de Serviços de Infraestrutura sobre as denúncias que levaram à queda, em julho do então titular da pasta e senador, Alfredo Nascimento (PR-AM), de quem foi secretário-executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário