quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Cai Jobim

 Ex-Ministro da Defesa, Nelson Jobim (Foto: Celso Junior/AE)
Depois de Pálocci, do Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, agora é a vez do Ministro da Defesa, Nelson Jobim.
Diferente de seus pares, Jobim sai depois de ter supostamente, ele nega com veemência, dito em entrevista à revista Piauí, antecipada nesta quinta-feira pelo jornal Folha de S.Paulo, que a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, "é fraquinha" e que Gleisi Hoffmann, titular da Casa Civil, "nem sequer conhece Brasília".
Nelson Jobim ao lado da onça
foi deputado federal pelo Rio Grande do Sul, para a 48ª legislatura (1987-1991). Durante os trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte, foi relator-substituto na elaboração do Regimento Interno da ANC; suplente da Subcomissão do Poder Legislativo; Suplente da Comissão de Organização dos Poderes e Sistema de Governo; membro titular da Comissão de Sistematização; relator-adjunto da Comissão de Sistematização. Exerceu as funções de vice-líder e, posteriormente, líder do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Presidiu a Comissão de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara dos Deputados, em 1989.
Reeleito deputado federal em 1990, foi relator da Comissão de Reestruturação da Câmara dos Deputados, relator da Comissão Especial relativa à denúncia contra o presidente da República, Fernando Collor, pela prática de crime de responsabilidade (1992) e Relator da Revisão Constitucional (1993-1994).
Celso Amorim
Exerceu o cargo de ministro da Justiça, no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Em 25 de julho de 2007 assume o cargo de Ministro da Defesa do governo Lula, ocupando a vaga de Waldir Pires, desgastado pela crise aérea.


Em pouco mais de sete meses de mandato, a presidenta Dilma perde seu terceiro Ministro.
Em seu lugar, assumirá o também ex-Ministro Celso Amorim, que atuou no governo FHC de 93 a 95 e no governo Lula de 03 a 10, em ambos, como Ministro das Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário