terça-feira, 18 de maio de 2010

Um rio sem sentido...

Sergio Neumann
O rio São Paulo, que corre pela Serra da Estrela, entre os municípios de Petrópolis e Magé (ambos Est. do Rio de Janeiro), parece não ter importancia para as autoridades ambientais, bem como para a população dos bairros onde se encontram as suas nascentes.
A vários anos, este pequeno córrego é constantemente invadido por verdadeiros derrames de lixo, de todos os tipos. Desde garrafas pets e sacolas plásticas, a pedaços de madeira, entulhos de construção civíl e pneus.
Como este pequeno riacho não fica as vistas de ninguém, e por isso, não atrai os olhares da mídia, as autoridades não tomam nenhuma iniciativa. Não púnem os responsáveis e muito menos tomam medidas preventivas ou educativas. Ficando oriacho abandonado a própria sorte.
Uma tentativa vã de alguns moradores de limpar o pequeno riacho deu em nada, pois, meses de trabalho foram agraciados com uma nova enchurrada de lixo vinda dos bairros do Capitão Paladini e Vila Felipe, ambos em Petrópolis.

Perguntamos ansiosos por uma resposta: Até quando este pequeno fio de agua será ignorado?
Ele também terá de deixar de existir para ser lembrado, ou é parte de algum objetivo funebre de que ele se esgote para que assim, a população de bairros como o do Meio da Serra tenha que acabar sucumbindo aos desejos monetários de uma determinada empresa de abastecimento de agua na nobre e bela cidade imperial?

Pedimos as autoridades, que deixem de ser autoritárias, que deixem de usar a força para expulsar moradores de bairros pobres e usem esta força para construir um melhor sistema de coleta de lixo, ao invés de contratar uma empresa (de forma duvidosa) ineficiente para o serviço. reiteramos o saber antigo de que não se pode dar o peixe ao homem, mas ensina-lo a pescar, salvo se os objetivos dos dirigentes-mor deste feudo for apenas manter a massa cativa de sua propria ignorância.

"Fazemos votos de sermos ouvidos, mas ouvidos com atitudes em beneficio do povo, e não como de costume, mais violencia contra o ser humano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário