sábado, 15 de maio de 2010

Chefes de restaurantes...

Durante duas semanas Petrópolis e sua gastronomia foram palco de divulgação em rede nacional no Programa Mais Você, da Ana Maria Braga (TV Globo).  Os chefs Barão (Restaurante Barão Gastronomia) e Vera de Oliveira (Restaurante Oliveiras da Serra) representaram nossa cidade e prepararam um prato característico do seu restaurante. Esta foi mais uma ação do longo trabalho desenvolvido pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau nos seus 14 anos de atuação.
A equipe de produtores do programa esteve em Petrópolis e, acompanhada pela gerente executiva do Convention, Márcia de Paula, visitou alguns empreendimentos da região, avaliando diversos critérios. Vale ressaltar que a produção gastronômica parabenizou Petrópolis, pois percebeu que aqui, diferente de outras cidades visitadas, não há rivalidade entre os estabelecimentos, um indica o outro, há o que se pode chamar de uma parceria entre eles.
“Na expectativa de que permaneça o interesse de pauta e outros chefs compareçam, parabenizamos os dois citados e compartilhamos essa torcida para que nossa gastronomia, uma das principais alavancadoras do turismo da região, mantenha-se em evidência”, comentou Márcia de Paula.
O chef Barão, primeiro a ir ao programa, preparou um delicioso lagarto com molho de ervas aromáticas. Ele define como ‘espetacular e gratificante’ essa oportunidade de elaborar um prato ao lado da Ana Maria Braga. “Foi uma experiência incrível poder mostrar as coisas boas que existem na serra. Fui muito bem recebido pela equipe e tive um bom retorno com essa participação”, disse o chef, que presenteou a apresentadora com uma cesta de mini legumes da região.
A proprietária do Restaurante Oliveiras da Serra, Vera de Oliveira, participou do programa na semana seguinte e preparou uma receita histórica que é um marco na gastronomia portuguesa: Pão de Ló de Ovar, um bolo leve feito a base de ovos que nasceu na doçaria dos conventos dessa região de Portugal. “Servimos essa sobremesa apenas para alguns clientes e amigos como um presente. Foi um prazer dividir essa receita que é tão antiga, e que vem sendo refinada com o passar dos anos”, disse Vera.
“O PC&VB, enquanto instituição, está mais uma vez cumprindo seu papel de divulgador, auxiliando e viabilizando ações como essa graças aos nossos parceiros. Vamos caminhando rumo ao crescimento, à integração e ao sucesso”, finalizou Márcia.


 Lagarto do Barão


Ingredientes:

- 1 peça de lagarto (+/- 1,2 kg)
- sal, pimenta-do-reino moída, raspas de 1 limão e tomilho fresco debulhado a gosto
- 15 g de pimenta-do-reino fresca em conserva
- ervas a gosto para rechear (salsinha, cebolinha, manjericão)
- 900 ml de óleo (1 garrafa)
- 4 litros de água
- 2 tabletes de caldo de carne
- 1 cebola média cortada ao meio
- 3 dentes de alho cortados ao meio
- 850 g de batatas pequenas (tipo bolinha)

Molho de ervas aromáticas:

- 300 ml de azeite extra virgem
- 50 g de manteiga
- 1 cebola média bem picada
- alecrim, sálvia, salsa, cebolinha e manjericão frescos picados a gosto
- 2 colheres (sopa) de castanha de caju picada
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de Preparo:

1 - Com auxilio de uma faca faça pequenos furos numa peça de lagarto (+/- 1,2 kg). Tempere com sal, pimenta-do-reino moída, raspas de 1 limão e tomilho fresco debulhado a gosto. Em cada furo da carne preencha com 15 g de pimenta-do-reino verde em conserva e ervas a gosto (salsinha, cebolinha, manjericão). Deixe marinando por +/- 18 horas.

2 - Numa panela grande coloque 900 ml de óleo (1garrafa), 4 litros de água, 2 tabletes de caldo de carne, 1 cebola média cortada ao meio, 3 dentes de alho cortados ao meio e a peça de lagarto (já marinada) e leve ao fogo até começar a ferver. (Corrija o sal).

3 - Quando estiver fervendo acrescente 850 g de batatas pequenas (tipo bolinha) e cozinhe por +/- 15 minutos ou até que as batatas fiquem al dente. Retire as batatas e reserve-as.

4 - Continue cozinhando a carne até que a água evapore (+/- 2 h). Depois que a água evaporar a carne vai começar a dourar no óleo por todos os lados (+/- 5 minutos). Quando ela estiver dourada retire-a da panela, acrescente as batatas para dourar por uns 5 minutos. Sirva a carne fatiada com as batatas e molho de ervas.

Molho de ervas aromáticas:

Numa frigideira aqueça 100 ml de azeite extra virgem (reserve os outros 200 ml de azeite) com 50 g de manteiga e doure 1 cebola média bem picada. Desligue o fogo e acrescente alecrim, sálvia, salsa, cebolinha e manjericão frescos picados a gosto, 2 colheres (sopa)  de castanha de caju picadas e 200 ml de azeite. Mexa bem e tempere com sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Pão de Ló de Ovar

Ingredientes:

- 1 panela de barro (+/- 25 cm de diâmetro)
- 1 folha de cartolina branca
- 1 folha de papel manteiga
- manteiga para untar
- 18 gemas
- 250 g de açúcar
- 100 g de farinha de trigo peneirada
- 4 claras batidas em neve

Modo de Preparo:

1 - Forre (por dentro) 1 panela de barro (+/- 25 cm de diâmetro) com 1 folha de cartolina branca e acerte as bordas até a altura da panela e depois coloque 1 folha inteira de papel manteiga e unte-a com manteiga. OBS: a cartolina é para dar firmeza, proteger o fundo do pão-de-ló e não queimar e para que o meio do pão-de-ló fique cremoso. Reserve.

OBS: A panela (que também pode ser de alumínio) tem que ter bordas altas, pois o pão-de-ló cresce muito e com as bordas altas ele não vai derramar durante o cozimento.

2 - Numa batedeira coloque 18 gemas, 250 g de açúcar e bata em velocidade alta por 20 minutos (ou até que dobre de volume e fique um creme esbranquiçado com textura de marsmalow). Desligue a batedeira e polvilhe 100 g de farinha de trigo peneirada e ligue novamente a batedeira apenas para misturar os ingredientes.

3 - Acrescente 4 claras batidas em neve e misture com auxilio de um garfo. Transfira a massa para a panela (reservada acima) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Por cima ficará uma camada bem fina e dourada e por dentro como se fosse um pudim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário