segunda-feira, 3 de maio de 2010

From Gaza...

Ed Pilkington - The Guardian, Segunda-feira 03 de maio de 2010 



O jornalista britânico Paul Martin com um membro das forças de segurança do Hamas depois de ser libertado em Gaza. Fotografia: Suhaib Salem / Reuters 



"O guarda na entrada engatilhou a espingarda com um clique, que ecoou em todo o bloco de células. Depois, com o polegar, ele destravou o fecho de segurança, e começar a girar o tambor de sua Kalashnikov para mim. Eu estava em pé atrás de uma grade de metal em uma cela escura e não tinha onde se esconder. Ele apontou o cano em direção ao meu peito, então, em vez de disparar, ele puxou a arma lentamente para cima e riu. "



Foi um dia de minha prisão na Faixa de Gaza, onde foi mantido em isolamento, negou livros para ler e uma caneta e papel, às vezes colocada ao alcance da voz de tortura violenta, e ameaçado de morte iminente por diversas vezes. Durou menos de um mês em fevereiro e março deste ano - dificilmente comparáveis, estou ciente, com, por exemplo, os anos de prisão e exílio sofrido por Mónica González Mujica, o intrépido jornalista chileno que hoje (World Press Freedom Day) será receber um prêmio da World Press Freedom da Unesco. Mas, para mim esses 26 dias pareciam intermináveis. Para a maioria desse tempo eu estava convencido de que a morte era o resultado mais provável. 



"Você não é testemunha, você é um acusado!" o procurador militar tinha gritado comigo quando fui chamado ao seu escritório ao lado do tribunal militar. Eu tinha vindo a dar provas de apoio de Mohamed, um jovem que foi objecto de um dos meus filmes. Ele tinha sido parte de um grupo de militantes que dispararam foguetes contra Israel em várias áreas civis. Eu descobri quando voltei a Gaza em 2009, que ele havia deixado o grupo, garantindo antagonismo imediato de todos os militantes, e começou a criticar a eficácia destes ataques ea justificação para eles."Nosso lançamento de foguetes em seus civis só dá a Israel a desculpa ea justificativa para nos atacar", ele me disse para a câmera. 



Maior risco 


Eu estava certo para filmá-lo? Queria filmar ele colocou em perigo mais do que já foi? Eu diria que é a decisão do entrevistado, não o jornalista, desde que ele tenha tido tempo para pensar sobre isso e os riscos tenham sido claro, e neste caso sendo filmado era mais uma protecção mais uma ameaça - regimes repressivos no mundo inteiro medo publicidade negativa, e os maiores riscos aos dissidentes é a "desaparecidos", sem que ninguém fora de suas fronteiras, tendo a notificação da (não-evento). 



Não só é Mohamed convencido de que eu estava certo de ter filmado ele, de acordo com seu advogado, mas assim também é seu irmão mais velho, que está lutando para salvar Mohamed da execução. Eu estava certo para tentar depor em seu nome, apesar do risco de prisão? Esse é um dilema que os jornalistas enfrentam ocasionalmente: devemos tentar de tudo para proteger os indivíduos dos nossos filmes, se mais tarde entrar em apuros com as autoridades?Claro que deve. Os jornalistas têm o dever não apenas de dizer a verdade em seus pontos de media, diria eu, mas também para defender aqueles que lhes deram as suas histórias. 



Eu tinha escrito aos procuradores militares, para o tribunal e para a liderança do Hamas declarar que iria depor. Banners em torno de Gaza ainda proclamar: "Congratulamo-nos com os estrangeiros e irá mantê-los seguros" - Hamas, em parte, justifica a sua derrota sangrenta das forças rival Fatah em junho de 2007 com base no que estabelece a lei ea ordem e segurança. E ele teve sucesso na obtenção de Alan Johnston, correspondente da BBC em Gaza, que foi realizada durante quatro meses por uma milícia não filiados ao Hamas, liberado. Mas desde então o Hamas presos dezenas de jornalistas ou encerrada suas operações de notícias, embora a imprensa estrangeira ter sido deixada sozinha. 



Meus seis interrogadores alegou que eu era um espião da MI6, Mossad e, possivelmente, também, e, como tal, enfrenta uma pena de morte obrigatória. Eu estava mesmo disse que eu tinha sido dentro de um hospital na Cidade de Gaza durante a guerra de Gaza-Israel de Dezembro de 2008 a janeiro de 2009, buscando descobrir se a liderança do Hamas se escondiam lá. Na verdade, é claro, nenhum jornalista poderia começar dentro da Cidade de Gaza durante os combates, e eu cheguei de volta em Gaza, vários dias após o cessar-fogo.entrada Minha filha de 21 anos de idade Facebook mostrou seu parapente na Cidade do Cabo - isso se tornou treinamento militar em Haifa, de acordo com meus interrogadores. Eu tinha filmado nos túneis que ligam Gaza com o Egito, mostrando o contrabando de armas. Sim, claro - e assim ter a maioria das organizações de notícias do mundo. 



As alegações pode parecer ridículo, mas a verdade é que o frio realmente não importa o quão ridículo são: se um regime é hellbent em transformar um jornalista em um espião, ele pode simplesmente colocá-lo em julgamento em um tribunal fechado, anunciar um lista de sentença, o agora "comprovado" as alegações, e até bloquear o jornalista - ou pior. Quem saberia? Meu advogado excelente palestinos participaram de uma sessão de interrogatório de sete horas, depois foi proibido. Assim também foi o cônsul britânico. 



A culpa ou inocência do suposto espião foi, naturalmente, irrelevante para o cálculo político a ser feito. Assim foi o meu recorde anterior de apoio a longo prazo para os direitos humanos das pessoas em todo o Oriente Médio e África. Minha exposição, por exemplo, a morte horrível de um menino de 12 anos de idade na Cidade de Gaza durante a recente guerra, mostrada na CNN, NBC e News Channel 4 News, garante que eu ainda receber mensagens de ódio daqueles que acreditam que eu tenho um sinistro papel como produtor de propaganda pró-Palestina. 



Um fator-chave de peso contra a minha versão era a política do oportunismo. Coincidindo com a minha prisão foi o assassinato de um oficial do Hamas em Dubai, nos quais 12 falsificou passaportes britânicos tinham sido utilizados. Os serviços de segurança do Hamas, internamente acusado de não proteger o seu homem, já tive a chance de mostrar força - que poderiam dizer os locais, e seus apoiadores árabes e radical islâmico, que já tinha capturado um "espião" e iria executá-lo: Israel um placar Hamas 1. 



Após 21 dias, fiquei surpreso, portanto, quando um oficial do Hamas transformou-se em minha prisão. Ele produziu os cartões de chamada do Senhor do Aço e outros parlamentares britânicos, que tinham vindo de Gaza contra o conselho do governo britânico, a seu pedido, ele pediu para me ver e me libertado. Tive a sorte de ter um longo historial de trabalho para os radiodifusores como a BBC, Channel 4 News, Al Jazeera e Arte, e para jornais como o Times eo Guardian. Minha detenção foi sempre susceptível de criar algum tipo de reação ocidental, embora estranhamente políticos e personalidades como o arcebispo Desmond Tutu apareceu para colocar mais pressão sobre o Hamas que a maioria dos órgãos de comunicação social. 



Parece que o desejo do Hamas de se afigura razoável e credível aos olhos do Ocidente ganhou o dia - mas a um custo para mim. O negócio era secreto para me libertar, mas para me avisar que os dados pessoais - o meu endereço de casa e o paradeiro dos meus filhos - seria liberada para "outras entidades que possam ter uma visão mais agressiva das coisas" se revelou muito sobre a minha Hamas condições prisionais ou criticado. Em troca, deixaria cair as alegações absurdas de espionagem. 



a liberdade jornalística 


No final, eles renegaram o acordo, mesmo quando eu estava jogando minha parte na saída de Gaza - por se recusar a responder perguntas sobre as condições de minha prisão, ou a minha opinião sobre o meu carcereiros Hamas. Eu simplesmente disse que minha libertação foi um "grande vitória" para a liberdade dos jornalistas de informar de forma justa e precisa, independentemente dos perigos. Liguei para os governos e grupos armados a libertar mais de 100 jornalistas que estão detidos em prisões de todo o mundo ou desapareceram. E para os governos a tomar a sério os seus deveres, tornando clara a regimes ou grupos que há conseqüências para a repressão da liberdade jornalística. 



Minha contribuição no futuro será a luta pelos direitos dos meus colegas ainda na prisão, a lutar para libertar ou salvar a vida de, os dissidentes que estão bloqueados depois de falar para nós, ou encarar a morte, assim como o foguete reformada -firer Mohamed, e acima de tudo para não ser intimidado em silêncio. Hamas e todos os regimes e grupos que se comportam repressivamente, pode esperar muito mais exposição da minha caneta e minha máquina fotográfica. E, espero, de todos nós. 



Paul Martin estará respondendo a perguntas após a estréia de seu curta-metragem Mohamed: Dissident Under Fire no Cinema Everyman, Belsize Park, em Londres, na segunda-feira 17 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário