domingo, 2 de setembro de 2007

Porque tanta critica?

Sergio Neumann
Recebi inúmeros e-mails me perguntando o porque critico tanto o atual governo, e dentre estes e-mails, um em particular mereceu minha atenção em especial.
Trata-se de um -email falando a respeito do salário no Brasil.
Eu então me debrucei sobre os arquivos que tenho a este respeito e encontrei um enorme problema a este respeito, maior até que vários outros. Vi uma matemática que Mercadante nenhum é capaz de explicar e de convencer a tamanha mentira que estão impondo ao povo brasileiro.
Fernando Collor de Melo, aquele da cassação, em seu projeto salarial já tentava equiparar o salário em U$100,00 (cem dólares) o que só foi ser conseguido pelo seu sucessor, o ex-presidente Itamar Franco quando a frente do Ministério da Fazenda estava o então futuro presidente, Fernando Henrique. Este ainda como ministro pôs o salário em 64URV's (Unidade Real de Valor) lá pelos anos de 1993/94. Ao assumir o governo, FHC com uma politica não muito ortodoxa para com os bens brasileiros, a venda de estatais e etc manteve o salário em cem dólares e de acordo com a estabilidade, este salário, apesar de baixo, vinha ganhando aumentos pouco significativos, mas se mantinha frente a cesta básica e o povo, não avançou como pregava ele, porém, é preciso falar que o povo também não regrediu.
Com a venda de estatais, o que foi de enorme prejuízo para a união, mas que trouxe enormes benefícios para o povo e há exemplos maravilhosos a serem citados como: A mais ou menos um mês, por infelicidade minha recebi um cheque do Banco do Brasil que eu precisava descontar, pois precisava com urgência do dinheiro, apesar de sempre evitar entrar neste banco, pois, é sabido que nesta entidade não se trabalha, eu entrei e fui para a fila. Havia umas cinco ou seis pessoas na minha frente quando a fila parou. Fui perguntar o porque parou e a resposta foi um enorme silencio por parte de alguém que estava atrás do balcão, indignado com isto me dirigi ao gerente e a fila lá parada, o gerente não estava, fui procurar alguém que pudesse me responder e quando vi que haviam apenas três ou quatro mudos dentro da agência, dei um berro dai apareceu um guarda e disse para que eu me acalmasse e fizesse o favor de sair da agência! E assim que o funcionário publico trabalha, ou melhor, não trabalham. Entre em um banco privado e se por ventura você tiver que fazer alguma reclamação, dai você verá o quanto o povo brasileiro ganhou quando foram vendidos as estatais no Brasil. Olhem as companhias telefónicas, que hoje lhe imploram para lhe atender e as compare com as de antigamente, veja se alguma coisa não mudou para melhor?
Alguns dias depois fui descobrir, em um papo com amigos na Praça da Liberdade, que naquele dia em que fui ao banco n~]ao havia funcionários naquela hora por que eles estavam no terceiro andar em uma reunião, perguntei ao locutor da história que é funcionário do banco e que participou da reunião, ele me olhou nos olhos e disse: estávamos vendo as gatinhas do volei jogar no PAN!!! Segundo ele, estavam os gerentes, as secretárias e enfim, quase todos os funcionários foram torcer pelo Brasil enquanto o povo brasileiro, bom o povo que se f..., mas voltando a questão salarial. O Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, em 1997, em entrevista a um jornal de São Paulo, talvez com o intuito de desmoralizar o então governo FHC, disse que naquele ano, o salário mínimo no Brasil deveria ser de R$1.742,00 (!) É isso mesmo, um mil setecentos e quarenta e dois Reais e que o que o governo brasileiro estava fazendo com o povo era um disparate.
A politica se seguiu, com seus ganhos acima do dólar, as vezes ganhava frente a cesta básica e as vezes se perdia como mostram os números do DIEESE.
Em 2002 Lula ganha e assume a presidência com o intuito, segundo ele, de melhorar o Brasil, de gerar empregos, de distribuir a renda e assim por diante.
O salário mínimo no Brasil atual é de R$380,00 (trezentos e oitenta Reais) no cambio de hoje aproximadamente U$190,00 (cento e noventa dólares) Oba, quase dobrou! Sem perguntar cadê o salário de R$ 1.742,00 vou direto a matemática para analisarmos os ganhos.
FHC - Lula
Café: R$ 2,80 - R$4,80
Açúcar R$ 0,98 - R$1,35
Luz R$ 2,96 - R$4,61 De acordo com a conta da fornecedora AMPLA, est. RJ
Agua R$ 8,23 - R$20,23 Conta da Cia. Águas do Imperador - Petrópolis/RJ
Estes números tem as seguintes datas. FHC Agosto de 1997 e Lula agosto de 2007.
Fazendo esta conta, nós podemos ver claramente que o salário mínimo teve um ganho sim, mas este ganho quando comparado ao custo do cidadão ele muda e vira na verdade uma perda, pois, hoje se paga mais caro as tarifas públicas e a cesta básica também teve um aumento real, o que faz com que seja mentira dizer ao povo brasileiro que o salário aumentou.
A geração de empregos realmente melhorou, há mais vagas em diversos setores do que antes, o povo, apesar de enfrentar 17% de desemprego no país, este povo tem encontrado mais vagas, mas é preciso dizer que as vagas em sua grande maioria são de mão-de-obra especializada, o que torna urgentemente necessário a criação de escolas técnicas no país. Estão construindo o pólo petroquimico aqui no Rio de Janeiro, se Deus quiser será muito bom para o estado, mas não sei se será bom para o povo do Rio de Janeiro não, talvez seja para os baianos e paulistas, pois, como aqui não tem escolas técnicas com estas especialidades, o pólo precisará contratar gente de fora para trabalhar aqui, o que fará aumentar a população trazendo o caos devido a falta de planeamento urbano como moradia, saneamento e etc, aumentará o numero de assaltos dado ao fato de que haverá problemas sociais diversos, então, será bom para o estado, já para o povo daqui, eu tenho minhas dúvidas. Será bom para São Paulo e Bahia, porque lá tem escolas técnicas a nível petroquimico.
Bom, acho que era isso e vamos torcer para que agora que os quarenta ladrões do Lula estão no banco dos réus e se ele realmente não souber de nada, é melhor um presidente burro do que ladrão, eles serão julgados, Lula vai acordar e por a mão na conciencia e se lembrar dos dias de fome e miséria que ele passou e saiu, mas o seu povo ainda continua na miséria, não só miséria financeira, mas miséria de cultura, de espores, de educação, de trabalho e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário