terça-feira, 24 de maio de 2011

Otan bombardeia Trípoli; tempo corre contra Gaddafi, dizem EUA


TRÍPOLI (Reuters) - Aviões de guerra da Otan realizaram nesta terça-feira alguns de seus ataques aéreos mais pesados sobre Trípoli, e os Estados Unidos disseram que o líder líbio Muammar Gaddafi "inevitavelmente" será forçado a deixar o poder.
Pelo menos 12 grandes explosões sacudiram a capital nas primeiras horas. O porta-voz do governo, Mussa Ibrahim, disse que três pessoas foram mortas e 150 ficaram feridas.
Ele declarou que os ataques tiveram por alvo um complexo da Guarda Popular e um destacamento militar de base tribal. Mas pessoas e "material útil" foram retirados do complexo antes do ataque, e as vítimas foram moradores locais.
"Esta foi mais uma noite de bombardeios e assassinatos da Otan", afirmou Ibrahim aos repórteres.
A Otan, que tem apoiado os rebeldes anti-Gaddafi com ataques aéreos nos últimos dois meses, disse em um comunicado que mirou "uma instalação de armazenamento de veículos" próxima ao principal complexo governamental em Trípoli.
"Esta instalação é conhecida por ter sido ativa durante a repressão inicial da população em fevereiro de 2011 e continuou a sê-lo desde então; reabastecendo as forças do regime que vêm conduzindo ataques contra civis inocentes."
Lideradas por França, Grã-Bretanha e EUA, as aeronaves de guerra da Otan têm bombardeado a Líbia desde que a Organização das Nações Unidas autorizaram "todas as medidas necessárias" para proteger civis das forças de Gaddafi na guerra civil do país.
Críticos argumentam que a Otan extrapolou seu mandato e está tentando promover diretamente a queda de Gaddafi. Os rebeldes, entretanto, têm se queixado de que as forças ocidentais não têm feito o suficiente para derrotar o Exército de Gaddafi.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Paulo Igor propõe semana de incentivo à doação de órgãos

Conscientização visa reduzir fila de espera que tem mais de 8 mil pessoas no Estado 

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos - hoje a fila de espera por um transplante no Estado do Rio já soma 8 mil pessoas - o presidente da Câmara de Vereadores Paulo Igor (PMDB) está propondo a criação da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos. De acordo com o projeto de Lei, a semana de conscientização deverá ser realizada entre 24 e 30 de setembro, mês em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos (27 de setembro). 

Dados do Ministério da Saúde mostram que até o fim do ano passado, somente no Estado do Rio de Janeiro, 8.391 pessoas estavam na fila a espera por transplante de algum tipo de órgão, parte deles petropolitanos uma vez que existe uma fila única para os pacientes que esperam pelo transplante. Dentre estes mais de oito mil pacientes, 759 tem menos de 18 anos, e 667 são crianças com até 12 anos. "Na última década o Brasil avançou bastante nesta área, pois houve um aumento de 107% no número de transplantes realizados. Mas, as filas por um órgão ainda precisam diminuir, pois muitos pacientes não resistem à espera, que em alguns casos pode se estender por anos. A intenção ao apresentarmos este projeto é fomentar a discussão desse assunto e sensibilizar as pessoas sobre importância da doação de órgãos", explica Paulo Igor.
A estatística do Ministério da Saúde mostra que no Estado do Rio, 3.862 pessoas esperam por um transplante de rim. Em segundo lugar estão os pacientes que esperam por uma doação de córnea - 3.566 pessoas, entre as quais 603 são crianças menores de 13 anos. Pacientes que esperam por um transplante de fígado totalizam 930, sendo 52 crianças. Os dados do Ministério da Saúde mostram que 19 pacientes esperam por transplante de pâncreas; oito por transplante de coração, e seis por transplante de pulmão.
O projeto apresentado pelo vereador reivindica que a Semana Municipal de Incentivo à Doação de órgãos seja incluída no calendário oficial do Município.A intenção é de que nesta semana sejam estimuladas atividade de promoção e apoio a doação de órgãos, inclusive com atividades nas faculdades e estabelecimentos de ensino dentro do município. A intenção com isso é sensibilizar a sociedade, dando apoio às campanhas de doação de órgãos", pontua Paulo Igor. 

Existem dois tipos de doadores: o doador vivo, que pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. O segundo caso são pacientes internados em UTI com diagnóstico de morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou derrame cerebral. No Brasil, não é necessário que a pessoa que tem intenção de ser doadora, deixe qualquer manifestação por escrito, mas é fundamental que ela comunique esse desejo a família, pois em caso de morte encefálica (morte cerebral), a doação dos órgãos só pode ser feita após a autorização de parentes. Assim que um potencial doador é identificado, a entidade responsável pelos Transplantes - no caso de Petrópolis o Rio Transplantes - é acionada e envia uma equipe para conversar com a família do possível doador

Texto de: Jaqueline Ribeiro - Assessoria de Imprensa/vereador Paulo Igor

sábado, 14 de maio de 2011

Facebook admite contratar empresa para criticar Google

Agencia Reuters
Por Yinka Adegoke
 

NOVA YORK (Reuters) - O Facebook admitiu ter contratado uma empresa de relações públicas para divulgar supostas falhas nas práticas de proteção de privacidade do Google, mas negou que pretendesse realizar uma campanha de difamação contra o gigante das buscas.

O Facebook, que também teve seus tropeços em termos de proteger a privacidade dos usuários no passado, contratou a Burson-Marstellar, companhia de relações públicas do grupo WPP, a fim de chamar a atenção dos consumidores para o uso de informações pessoais dos consumidores no Google Social Circles, um dos recursos de rede sociais menos conhecidos do Google.

A revelação destaca a rivalidade crescente entre o Google, maior serviço mundial de buscas na Internet, e o Facebook, maior site mundial de redes sociais, com mais de meio bilhão de usuários em todo o mundo.

A disputa entre Facebook e Google demonstra de que maneira a privacidade dos consumidores, especialmente a de dados mais sensíveis, pode ser uma bomba relógio para as modernas companhias de Internet, que administram volume crescente de informação sobre seus usuários, a exemplo de números de cartões de crédito e seguro social.

A Burson-Marstellar contatou diversos jornalistas e especialistas em defesa da privacidade sem revelar a identidade de seu cliente. O Facebook afirmou que a empresa deveria ter apresentado a questão de maneira "séria e transparente."

"Queríamos que terceiros verificassem que as pessoas não aprovam a colete e uso de informações de suas contas no Facebook e outros serviços para inclusão no Google Social Circles," afirmou a empresa em comunicado. "O Facebook não autorizou a coleta ou uso de dados para esse propósito."

O Google não comentou de imediato.

Christopher Soghoian, especialista em privacidade e segurança, foi contatado em 3 de maio pela Burson-Marstellar, que perguntou se ele não estaria interessado em escrever uma coluna de opinião sobre questões de privacidade relacionadas ao Google Social Circles.

"O que me pareceu estranho era que o e-mail não estava defendendo uma empresa, mas a atacando," disse Soghoian. "Eles disseram que se eu não tivesse tempo para escrever a coluna, poderiam fazê-lo por mim e colocá-la em sites como Huffington Post e The Hill."

Aos Editores do New York Times:

Entre os fenômenos políticos perturbadores de nossos tempos está a emergência no recém criado Estado de Israel do "Partido da Liberdade" (Tenuat Haherut), um partido político estreitamente assemelhado em sua organização, métodos, filosofia política e apelo social aos partidos Nazista e Fascista. Ele foi formado a partir de membros e seguidores do antigo Irgun Zvai Leumi, uma organização terrorista, facção direitista e organização chauvinista na Palestina.A visita atual de Menachem Begin, líder deste partido, aos Estados Unidos é, obviamente, calculada no sentido de dar a impressão de apoio americano ao seu partido, por ocasião do advento das eleições israelitas e para cimentar laços políticos com os elementos Sionistas conservadores dos Estados Unidos. Vários americanos de reputação nacional têm emprestado seu nome para dar boas vindas a sua visita. É inconcebível que aqueles que se opõem ao fascismo no mundo, se corretamente informados sobre a história política e perspectivas de Mr. Begin, possam acrescentar seus nomes e apoio ao movimento que ele representa.

Embora esse irreparável perigo ocorra pela forma de contribuições financeiras, manifestações públicas a favor de Begin ou pela criação na Palestina da impressão de que um grande segmento da América apóia os elementos fascistas em Israel, o público americano deve ser informado sobre a historia e os objetivos de Mr. Begin e do seu movimento.

As promessas públicas do Partido de Begin não correspondem, quaisquer que sejam, ao seu caráter real. Hoje falam de liberdade, democracia e antiimperialismo, enquanto até recentemente pregavam abertamente a doutrina do Estado Fascista. É em suas ações que o partido terrorista denuncia o seu caráter real; de suas ações do passado podemos julgar o que dele pode ser esperado fazer no futuro.


Ataque sobre a Vila Árabe


Um exemplo chocante foi seu comportamento na vila árabe de Deir Yassin. Esta vila, distante das principais estradas e circundada por terras judaicas, não tomou nenhuma parte na guerra e chegou a contrariar o lado árabe que queria usar a vila como sua base. Em 9 de abril (The New York Times) bandos terroristas atacaram esta vila pacifista, que não era um objetivo militar na luta, matando a maioria de seus habitantes – 240 homens, mulheres e crianças - e mantiveram alguns deles vivos para desfilarem como cativos através das ruas de Jerusalém. A maior parte da comunidade judaica ficou horrorizada com aquela ação e a Agencia Judaica mandou um telegrama de pesar ao Rei Abdulah da Trans-Jordânia. Contudo, os terroristas, longe de se envergonharem de seu ato, ficaram orgulhosos com aquele massacre, divulgado amplamente e convidaram os correspondentes estrangeiros no país para testemunharem os cadáveres amontoados e a devastação geral em Deir Yassin.

O acontecimento de Deir Yassin exemplifica o caráter e as ações do Partido da Liberdade.

No interior da comunidade judaica eles têm propugnado uma mistura de ultra nacionalismo, misticismo religioso e superioridade racial. Como outros partidos fascistas eles têm sido usados para esmagar as greves e têm-se dedicado à destruição de sindicatos livres. Em seu lugar eles têm proposto sindicatos corporativistas no modelo fascista italiano. Durante os últimos anos da esporádica violência antibritânica, os grupos IZL e Stern inauguraram um reino de terror na comunidade Judaica Palestina. Professores foram espancados por se pronunciarem contra eles, adultos foram alvejados por não deixarem suas crianças juntar-se a eles. Por métodos de gangsterismo, açoites, quebra-vidraças e roubos em larga escala, os terroristas intimidavam a população e exigia-lhe pesado tributo. Os membros do Partido da Liberdade não têm nenhuma participação nos logros construtivos na Palestina. Eles não reivindicam nenhuma terra, nenhuma construção de habitações e apenas depreciam a atividade defensiva judaica. Seus esforços de imigração muito propagandeado foram diminutos e devotados principalmente para atraírem compatriotas fascistas.


Discrepâncias Observadas


As discrepâncias entre os bravos clamores que estão sendo feitos agora por Begin e seu partido e a história de sua performance no passado da Palestina não portam a marca de um partido qualquer. Esta é o selo de um Partido fascista, pelo qual o terrorismo e o embuste são os meios e o "Estado Regente" é o objetivo.

À luz das considerações anteriores, é imperativo que a verdade sobre Mr. Begin e seu movimento seja tornado conhecido neste país. É de toda maneira trágico que a liderança maior do Sionismo Americano tenha se recusado a participar da campanha contra os esforços de Begin, ou mesmo de expor aos seus constituintes os perigos para Israel do apoio a Begin. Os abaixo assinados, portanto, através deste meio de publicidade apresentam alguns fatos salientes que dizem respeito a Begin e seu Partido; e recomendam a todos os interessados a não apoiarem esta última manifestação do fascismo.


New York, 2 de dezembro de 1948


Assinaturas


Isidore Abramowitz, Hannah Arendt, Abraham Brick, Rabbi Jessurun Cardozo, Albert Eistein, Herman Eisen, M.D., Hayim Fineman, M. Gallen, M.D., HH. Harris, Zelig S. Harris, Sidney Hook, Fred Karush, Bruria Kaufman, Irma L. Lindheim, Nachman Maisel, Seymour Melmam, Myer D. Mendelson, M.D., Harry M. Oslinsky, Samuel Pitlick, Friitz Rohrlich, Louis P. Rocker, Ruth Sagis, Itzhak Sankowsky, I.J. Shoenberg, Samuel Shuman, M. Singer, Irma Wolfe, Stefan Wolfe.

PS: Seriam estes judeus que assinaram esta carta também anti-semitas ou os verdadeiros "Justos entre as nações" ???

Homofobia, um caso sério

Sergio Neumann 

Caros leitores,
Não sou homofóbico e tão pouco homossexual, porém, eu não me permito preconceito, seja contra raça, cor , credo ou opção sexual, e por isso, denuncio aqui o que no meu entender é uma atitude preconceituosa para com os homossexuais.
Todo post que escrevo no Facebook, eu recebo os comentários via e-mail, e publíco aqui, os cometários desta senhora, que provávelmente sofre algúm disturbio.
Por questões de respeito a pessoa, dona do perfil em que ela fez o comentário, eu editei, porém, o nome da autora das frases preconceituosas é o verdadeiro para que todos tenham cuidado com esta homofóbica.

Nici Abauat também comentou o link de MSP

Nici escreveu:
"O Deus que criou céus e terra, ou seja que criou td, que criou o homem e a mulher, é o mesmo q acabou com Sodoma e Gomorra, por haver promiscuidade de homem com homem e mulher com mulher.#Leia a bíblia ,ela edifica bj"


Para ver os comentários, clique no link abaixo:
http://www.facebook.com/n/?maria.s.pedrosa%2Fposts%2F161385237258941&mid=437aa0aG5af333069e3fGb1fa9cG13&bcode=AF3uI8kT&n_m=neumansergio%40gmail.com

Nici Abauat também comentou o link de MSP
Nici escreveu:
"Quem reconheceu esta calamidade foi o Lula ,o nosso ex presidente  qdeixou a lei assinada, dewsde o ano passado e agora a Marta desengavetou.bj"



Para ver os comentários, clique no link abaixo:
http://www.facebook.com/n/?maria.s.pedrosa%2Fposts%2F161385237258941&mid=437aa5cG5af333069e3fGb1fa9cG13&bcode=AF3uI8kT&n_m=neumansergio%40gmail.com

  Nici Abauat também comentou o link de MSP 
Nici escreveu:
"Que se casem no cartório, e onde quiserem fazer, somo livres tbém para não reconhecermos como família. É um direito nosso. Tem pastor gay q poderá reconhecer ora.Cada um no seu direito sem estrapolar o do outro. bj"



Para ver os comentários, clique no link abaixo:
http://www.facebook.com/n/?maria.s.pedrosa%2Fposts%2F161385237258941&mid=437aad8G5af333069e3fGb1fa9cG13&bcode=AF3uI8kT&n_m=neumansergio%40gmail.com

 Nici Abauat também comentou o link de Maria S. Pedrosa.

Nici escreveu:
"Não temos nada aver com as pessoas, se são honestas ou não, temos com Deus. E Sodomia é abominação.E não p Deus. e ñ tenho mais nada a dizer, leia a bíblia ,pq de honestos e desonestos o mundo tá cheio.e de achismo também...Ache o q quiser, mas famílai é outra coisa, ..."


Para ver os comentários, clique no link abaixo:
http://www.facebook.com/n/?maria.s.pedrosa%2Fposts%2F161385237258941&mid=437ac50G5af333069e3fGb1fa9cG13&bcode=AF3uI8kT&n_m=neumansergio%40gmail.com

Nici Abauat também comentou o link de MSP.

Nici escreveu:
"É e vc é um dels, gaysinho??"


Para ver os comentários, clique no link abaixo:
http://www.facebook.com/n/?maria.s.pedrosa%2Fposts%2F161385237258941&mid=437ac8aG5af333069e3fGb1fa9cG13&bcode=AF3uI8kT&n_m=neumansergio%40gmail.com

Nici Abauat também comentou o link de MSP
Nici escreveu:
"os gays não tem descência, salvo suas excessões, na maioria é vergonhoso.como td na vida tem os bons, mas são poucos. sabemos q no mundo há os bons e os maus, mas os gays é vergonhoso."


Para ver os comentários, clique no link abaixo:
http://www.facebook.com/n/?maria.s.pedrosa%2Fposts%2F161385237258941&mid=437ad23G5af333069e3fGb1fa9cG13&bcode=AF3uI8kT&n_m=neumansergio%40gmail.com
 
PS: A quem interessar possa, tenho guardado os e-mail, para que caso seja preciso um exame de veracidade e confirmações de IP, eu os disponibilizarei de acordo com a lei. 

sexta-feira, 13 de maio de 2011

PAULO IGOR PARTICIPA DE CAMPANHA DE COMBATE À PEDOFILIA


Vereador Paulo Igor - PMDB
Polícia registra duas prisões e investiga outros quatro casos este ano.
O presidente da Câmara de Vereadores Paulo Igor (PMDB) está unindo forças com o Grupo Aliança do Vale do Itamarati em uma campanha de Combate à Pedofilia que será realizada no dia 21. Este ano, dois homens foram preso acusados de pedofilia na cidade. Na Promotoria de Investigação Penal, quatro outros casos estão sendo investigados. “Todo tipo de violência contra crianças deve ser combatida. A ação rápida da polícia, nestes casos recentes de violência sexual contra crianças, é importante, mas para que ela aconteça é fundamental que a população participe denunciando. Daí a importância de campanhas de conscientização como esta organizada pelo Rafael Soares, que desenvolve os trabalhos voltados para crianças e adolescentes, dentro da Aliança do Vale do Itamarati. A pedofilia é um crime cruel, por isso abraçamos esta causa  e convocamos toda a sociedade petropolitana a participar desta caminhada”, considera Paulo Igor.
A primeira caminhada contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes terá início às 14 h sob o tema: Diga Não à Pedofilia. A caminhada partirá da Catedral São Pedro de Alcântara em direção à Praça D. Pedro, onde será realizado um ato com distribuição de camisetas e folhetos. “Estaremos também colhendo assinaturas para reivindicar que o dia 21 de Maio seja decretado do Dia Municipal de Combate a Pedofilia. Esse abaixo assinado posteriormente será entregue ao presidente da Câmara, que já se comprometeu a dar andamento a essa questão, no legislativo”, explica o membro do Movimento de Combate a Pedofilia, Rafael Soares.
            A promotora de investigação penal, Maria de Lourdes Féo Polônio, acrescenta que os casos de violência contra crianças e adolescentes são freqüentes na promotoria em Petrópolis e explica que os casos de pedofilia são os mais delicados. “É um delito difícil de se apurar porque muitas vezes o criminoso conta com a conivência da vítima. Em casos que envolvem adolescentes, por exemplo, é comum que o pedófilo pague ou ofereça algum tipo de vantagem a esse menor. Temos também a pedofilia pela internet, que também é complicada. É uma investigação que exige muito empenho, mas já houve casos de condenação”, diz a promotora.
            O aumento dos casos de violência contra menores é confirmado por estatística do Conselho Tutelar que contabilizou no ano passado 54 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, uma média mensal de mais de quatro ocorrências Este ano, apenas no mês de março, pelo menos oito casos foram atendidos pelos conselheiros.  A maioria das vítimas são meninas menores de 10 anos.
            O levantamento estatístico do Conselho Tutelar mostra que nos últimos anos o número de casos de violência contra crianças e adolescentes vem oscilando. Em 2009 apenas 32 comunicações foram feitas, menos da metade dos casos do ano anterior quando foram registrados 68 casos. Em 2007, apenas 11 casos foram comunicados ao Conselho Tutelar.

Quando uma imagem vale mais que mil palavras...


PREFEITO É DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PUBLICO FEDERAL POR GRAVÍSSSIMO CRIME AMBIENTAL


A PREFEITURA MUNICIPAL DE PETRÓPOLS (PMP) foi denunciada junto ao Ministério Público Federal pelo fato de estar reformando Escola no Bairro Araras em Petrópolis, uma vez que  vem descumprindo a legislação ambiental naquela localidade.
O Prefeito está construindo a pouco mais de 1 metro de distância do rio, contrariando a legislação e ainda mais em local de risco de enchentes como pode ser obeservado na foto que segue anexa e ainda marca a altura que chegou a água na última enchente que ocorreu em janeiro passado naquele bairro.
 A prefeitura quer DESPEJAR as pessoas que moram próximas ao leito do Rio Santo Antonio em em Cuiabá a mais de 50 anos, tendo em vista o interesse em dar “ proteção” à sociedade,  a pretexto de estar cumprindo a Lei. Em contrapartida ele descumpre  a mesma Lei para reformar uma escola e ainda mais coloca em risco de morte todas as crianças que estarão matriculadas naquela escola
 
E AINDA MAIS É INJUSTIFICÁVEL PELA SIMPLES OBSERVAÇÃO DA OBRA QUE SERÁ FEITA, O VALOR ABSURDO DESIGNADO: QUASE 1,5 MILHÃO DE REAIS.
 
MARCIO TESCH
PRESIDENTE DO INDECCON

Essa é a nova PRESIDENTE DA CPTans


A Justiça condenou a ex-presidente da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin)
Dayse Monassa e o advogado João Luiz Pinto da Nóbrega a devolverem mais de
R$ 4 milhões aos cofres da cidade. Os dois foram acusados pelo Ministério
Público de enriquecimento ilícito e improbidade administrativa. Em 2001,
Dayse Monassa contratou por R$ 700 mil, sem licitação, o escritório Nóbrega Direito Empresarial.

A Lei de Licitações só permite a dispensa de concorrência pública em casos de emergência ou de contratação de especialista de notório saber em sua área. Segundo o MP, João Luiz só obteve a sua carteira da OAB no dia 23 de
março daquele ano, 12 dias antes de ser contratado pela Clin - que possui corpo jurídico próprio, formado por advogados contratados por concurso público.

De acordo com a sentença do desembargador Raul Celso Lins e Silva, da 17ª Câmara Cível, os dois terão de devolver os R$ 700 mil da contratação do escritório e R$ 3,38 milhões referentes aos 20% dos honorários de João Luiz, que defendeu causas de R$ 16,9 milhões. A decisão confirma a anterior, dada
pela 4ª Vara Cível de Niterói.

*Direitos políticos cassados*

Além disso, a dupla teve seus direitos políticos cassados. Dayse, que também foi secretária municipal de Trânsito, não poderá disputar eleições por oito anos, até 2018. E João Luiz, até 2015. Além disso, eles terão que pagar as custas do processo, fixadas em 10% do valor da condenação.

Defensor de Dayse Monassa, o advogado Paulo Ramalho disse que recorrerá:

- Vamos recorrer porque não foram examinados vários pontos, como se ela fez isso dolosamente (com a intenção de lesar o município).

Ilmo.Sr. Paulo Mustrangi, Prefeito de Petrópolis.


Gostaria imensamente que Vossa Ex.a. explicasse a este humilde cidadão, porque Petrópolis esta contratando para dirigir a CPTrans, uma pessoa de fora da cidade (Niterói), sem qualquer qualificação para o cargo (Arquiteta), para piorar com uma ficha bem suja por sinal.

http://extra.globo.com/noticias/rio/tj-condena-dayse-monassa-devolver-4-milhoes-aos-cofres-de-niteroi-375920.html

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/07/21/ex-secretaria-de-transportes-de-niteroi-condenada-por-improbidade-administrativa-756920135.asp

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1593029/ex -secretaria-municipal é condenada a devolver 3 milhões aos cofres-publicos

Senhores Vereadores, vcs vão deixar isso acontecer sem qualquer pronunciamento?
Nossa cidade virou casa da "Mãe Joana"?
Vamos receber o lixo de outras cidades calados?

Atenciosamente,

Saturnino Dias de Oliveira Jr

"Quem faz Petrópolis somos nós" 

Cadastro positivo e R$ 26,6 bilhões para ministérios trancam pauta do Plenário

Agencia senado

Duas medidas provisórias (MPs) trancam a pauta do Plenário e devem ser votadas até o dia 1º de junho, prazo em que perderão a validade: as MPs 515/10 e 518/10, que tratam, respectivamente, da concessão de crédito extraordinário de R$ 26,6 bilhões a ministérios e órgãos do Executivo e da criação do cadastro positivo para diminuir o custo do crédito no país.

A MP 518/10, transformada em projeto de lei de conversão (PLV 12/11), cria um cadastro positivo com informações de pessoas físicas e jurídicas que estão em dia com seus compromissos financeiros, sendo necessária, porém, sua autorização expressa. O objetivo é subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro.

Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, que assinou a mensagem enviada ao Congresso, esse conjunto de medidas deverá "dotar o país de um arcabouço legal que incentive a troca lícita de informações pertinentes ao crédito e as transações comerciais". O ministro acrescenta que essas medidas deverão reduzir o problema da assimetria de informações e proporcionar novos meios para redução das taxas de juros e a ampliação das relações comerciais, com a adequada proteção da privacidade das pessoas.

O relator da matéria na Câmara, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), disse que a MP deverá, no prazo de dois anos, diminuir o custo financeiro para o tomador de empréstimos. Informou ainda que uma legislação semelhante adotada no México reduziu em até 30% o custo do crédito.

Os bancos de dados poderão conter informações de adimplemento do cadastrado para a formação do histórico de crédito. As informações armazenadas deverão ser objetivas, claras, verdadeiras e de fácil compreensão, necessárias para avaliar a situação econômica do cadastrado, conforme o texto final aprovado pelos deputados.

A abertura do cadastro positivo de uma pessoa dependerá de sua autorização prévia por meio de um documento específico ou de uma cláusula à parte em um contrato de financiamento ou compra a prazo, por exemplo. O relator da matéria na Câmara incluiu no texto que tal autorização tenha validade para todos os bancos de dados. O compartilhamento de informações entre os bancos de dados só será permitido, entretanto, se autorizado expressamente pelo cadastrado em documento específico ou cláusula à parte de um contrato de compra.

Entre os direitos do cadastrado no banco de dados destaca-se o de poder cancelar seu cadastro quando isso for solicitado. O cadastrado pode ainda acessar gratuitamente as informações registradas sobre ele e pedir a impugnação de dados anotados incorretamente. Pode também conhecer os principais critérios da análise de risco, resguardado o segredo empresarial.

Os deputados aprovaram mudanças na MP para estabelecer, entre outras medidas, prazos para acessos ao banco de dados. O acesso gratuito, por exemplo, poderá ser limitado pelo gestor do banco de dados a até uma vez a cada quatro meses, e a correção de dado impugnado deverá ocorrer em até sete dias.

Os gestores dos bancos de dados serão obrigados a fornecer ao cadastrado, quando este solicitar, todas as informações constantes de seus arquivos até o momento do pedido. Os gestores também terão prazo de sete dias para informar o cadastrado sobre endereço e telefone das fontes de informação (lojas, bancos, etc).

O mesmo prazo deverá ser cumprido para informar ao cadastrado quais os bancos de dados que compartilharam seus arquivos e quem consultou as informações. Os bancos de dados não poderão limitar nem impedir o acesso do cadastrado às informações registradas sobre ele.

As chamadas fontes de informação fornecidas aos bancos de dados poderão ser pessoas físicas ou jurídicas autorizadas pelo cadastrado. Elas são obrigadas a manter registros adequados para demonstrar que a pessoa autorizou o envio dos dados, assim como para comprovar a exatidão da informação. Essas fontes deverão ainda confirmar ou corrigir, em até dois dias úteis, as informações que tiverem sido impugnadas, sempre que esse procedimento for solicitado pelo gestor do banco de dados ou diretamente pelos cadastrados.

O prazo de permanência das informações nos bancos de dados é de 15 anos. A MP proíbe a anotação de informação considerada excessiva, que não tem qualquer relação com a análise de risco de crédito ao consumidor. Também não pode haver no cadastro informações pertinentes à origem étnica, sexual, à saúde ou às convicções políticas e religiosas do cadastrado.

O gestor originário é responsável por manter atualizadas as informações cadastrais nos demais bancos de dados com os quais compartilhou informações, bem como por informar a solicitação de cancelamento do cadastro, sem quaisquer ônus para o cadastrado. O cancelamento do cadastro pelo gestor originário implica o cancelamento do cadastro em todos os bancos de dados que compartilham as informações. 


Crédito extraordinário 
 
A MP 515/10 concedeu crédito extraordinário de R$ 26,6 bilhões a 20 ministérios, órgãos do Executivo, empresas estatais e Poder Judiciário. A maior parte dos recursos - R$ 23,3 bilhões - foram destinados a investimentos de empresas estatais, sendo a maioria vinculada ao Ministério das Minas e Energia. O MME ficou com R$ 22,3 bilhões, para serem aplicados em investimentos de 36 órgãos e empresas do setor. A MP foi relatada pelo deputado Fabio Trad (PMDB-MS), que recomendou a aprovação do texto original enviado pelo Executivo.

Parte dos recursos destinados ao MME - R$ 17 bilhões - será empregada no setor de combustíveis minerais, sendo R$ 12,5 bilhões para a Petrobras aplicar em programas de oferta de petróleo, gás e refinarias e mais R$ 2 bilhões em geração de energia, além de outros setores.

O dinheiro destinado à petrolífera vem, no entanto, de cancelamentos da empresa (R$ 7,1 bilhões) e de recursos próprios (R$ 5,38 bilhões). Os projetos que receberam mais receitas são os destinados à extração de petróleo na bacia de Campos (RJ) e à modernização de refinarias. A Petrobras Netherlands ficou com outros R$ 4 bilhões, dos quais R$ 2,7 bilhões para a compra de unidades flutuantes de armazenamento de transferência de petróleo para os campos de Barracuda e Caratinga, no Sudeste. A Braspetro contou com R$ 1,5 bilhão para adequar a infraestrutura de produção no exterior.

Entre outras empresas vinculadas ao MME que receberam recursos destacam-se Eletrobras (R$ 64 milhões); Eletrosul (R$ 272,1 milhões); Furnas Centrais Elétricas (R$ 532,9 milhões); e Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) (R$ 80 milhões).

A Telebrás ficou com R$ 300 milhões devido ao aumento do capital da União na empresa, com o objetivo de iniciar a implantação da infraestrutura da Rede Nacional de Banda Larga, cujo término está previsto para dezembro de 2014. A MP liberou também R$ 1 bilhão para o Ministério da Saúde, R$ 626 milhões para o Ministério da Defesa; R$ 296 milhões para a Presidência da República e R$ e R$ 30 mil para o Judiciário.

Matéria que sumiu do meu blog II - Mario couto diz: Pagot é ladrão

Senador Mario Couto - PSDB/PA

O senador Mário Couto (PSDB-PA) acusou, em discurso nesta quarta-feira (11), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, de ser ladrão e não aplicar os recursos do órgão de forma adequada.

- Não chamo de corrupto o Pagot, chamo é de ladrão, de boca cheia - disse.

Para embasar sua acusação, Mário Couto mencionou matéria publicada pelo jornal O Globo no fim do ano passado indicando que, em 399 relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovados, há ocorrências de sobrepreços e superfaturamentos, entre outros problemas, que somam prejuízos de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. O parlamentar elogiou ainda o governador do Ceará, Cid Gomes, por ter acusado na semana passada o Dnit de seu estado pela má situação das estradas locais.

O parlamentar mencionou a sua reiterada intenção de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Dnit, que nunca consegue levar a cabo, mesmo já tendo apresentado o pedido anteriormente. Mário Couto anunciou que pretende coletar assinaturas mais uma vez, com o intuito de saber onde vai parar o dinheiro do povo brasileiro que deveria ser investido na conservação das estradas.

- Cadê a nossa Transamazônica? Não é feita porque o dinheiro do Dnit vai para o bolso do Pagot - mencionou, acrescentando que não teme ser interpelado judicialmente porque está dizendo a verdade.

Matéria que sumiu do meu blog I - Viana defende marido de Marina

Jorge Viana defende marido de ex-senadora Marina Silva

Senador Jorge Viana - PT/AC, irmão do Governador do Acre e ex-Senador, Tião Viana

O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (12), o marido da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, Fábio Vaz de Lima. O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) - relator na Câmara do projeto de reforma do Código Florestal - atacou Fábio Vaz de Lima durante discussão da matéria na madrugada desta quinta-feira.

O deputado disse que o marido da ex-ministra é "um contrabandista ligado ao desvio de madeira". No entanto, segundo Jorge Viana, Fábio Vaz de Lima é "uma pessoa correta" e "um profissional qualificado e honesto". Atualmente, Lima é assessor do governo do Acre, estado governado por Tião Viana, irmão de Jorge Viana.

Aldo Rebelo - PCdoB/SP
Jorge Viana disse preferir acreditar que as declarações de Aldo Rebelo foram dadas em um momento de dificuldade, já que ele está "assoberbado pela pressão" de diversos interesses em conflito na votação do novo Código Florestal. O senador elogiou o deputado, que discutiu o projeto por todo o Brasil, gerando "um aperfeiçoamento do que atende interesses do país".

- Prefiro acreditar que foi um momento infeliz de uma carreira que tem passagens tão brilhantes. A biografia dele não combina com o linguajar que adotou ontem, quando se referiu ex-ministra Marina Silva. Espero que ele reveja sua posição - afirmou o senador, para quem "as informações que basearam a posição do deputado são, no mínimo, imprecisas, e têm outros interesses por trás".

Em aparte, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) lembrou que Aldo Rebelo estava há horas negociando o texto do acordo, o que explicaria sua reação. A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou de Jorge Viana uma explicação sobre acusações feitas a Aldo Rebelo. O senador reiterou a "dedicação e seriedade" de Aldo e explicou que, de sua parte, tinha destacado apenas a variedade de interesses em jogo na tramitação do projeto.

Por fim, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que Aldo Rebelo apenas se defendeu de acusações feitas pela ex-ministra, que divulgou que ele havia alterado posteriormente um texto que fora negociado pelo governo.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pagot não é corrupto, é Ladrão! Diz senador

O senador Mário Couto (PSDB-PA) acusou, em discurso nesta quarta-feira (11), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, de ser ladrão e não aplicar os recursos do órgão de forma adequada.

- Não chamo de corrupto o Pagot, chamo é de ladrão, de boca cheia - disse.
Senador Mario Couto - PSDB/PA
Para embasar sua acusação, Mário Couto mencionou matéria publicada pelo jornal O Globo no fim do ano passado indicando que, em 399 relatórios do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovados, há ocorrências de sobrepreços e superfaturamentos, entre outros problemas, que somam prejuízos de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos. O parlamentar elogiou ainda o governador do Ceará, Cid Gomes, por ter acusado na semana passada o Dnit de seu estado pela má situação das estradas locais.

O parlamentar mencionou a sua reiterada intenção de instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o Dnit, que nunca consegue levar a cabo, mesmo já tendo apresentado o pedido anteriormente. Mário Couto anunciou que pretende coletar assinaturas mais uma vez, com o intuito de saber onde vai parar o dinheiro do povo brasileiro que deveria ser investido na conservação das estradas.

- Cadê a nossa Transamazônica? Não é feita porque o dinheiro do Dnit vai para o bolso do Pagot - mencionou, acrescentando que não teme ser interpelado judicialmente porque está dizendo a verdade.

Jorge Viana defende marido de ex-senadora Marina Silva

Senador Jorge Viana - PT/AC 

Dep. Federal Aldo Rebelo - PC do B/SP
 O senador Jorge Viana (PT-AC) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (12), o marido da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, Fábio Vaz de Lima. O deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) - relator na Câmara do projeto de reforma do Código Florestal - atacou Fábio Vaz de Lima durante discussão da matéria na madrugada desta quinta-feira.
 O deputado disse que o marido da ex-ministra é "um contrabandista ligado ao desvio de madeira". No entanto, segundo Jorge Viana, Fábio Vaz de Lima é "uma pessoa correta" e "um profissional qualificado e honesto". Atualmente, Lima é assessor do governo do Acre, estado governado por Tião Viana, irmão de Jorge Viana.
Jorge Viana disse preferir acreditar que as declarações de Aldo Rebelo foram dadas em um momento de dificuldade, já que ele está "assoberbado pela pressão" de diversos interesses em conflito na votação do novo Código Florestal. O senador elogiou o deputado, que discutiu o projeto por todo o Brasil, gerando "um aperfeiçoamento do que atende interesses do país".

- Prefiro acreditar que foi um momento infeliz de uma carreira que tem passagens tão brilhantes. A biografia dele não combina com o linguajar que adotou ontem, quando se referiu ex-ministra Marina Silva. Espero que ele reveja sua posição - afirmou o senador, para quem "as informações que basearam a posição do deputado são, no mínimo, imprecisas, e têm outros interesses por trás".

Em aparte, o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) lembrou que Aldo Rebelo estava há horas negociando o texto do acordo, o que explicaria sua reação. A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou de Jorge Viana uma explicação sobre acusações feitas a Aldo Rebelo. O senador reiterou a "dedicação e seriedade" de Aldo e explicou que, de sua parte, tinha destacado apenas a variedade de interesses em jogo na tramitação do projeto.

Por fim, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que Aldo Rebelo apenas se defendeu de acusações feitas pela ex-ministra, que divulgou que ele havia alterado posteriormente um texto que fora negociado pelo governo.

A carroça desembestada virou Carruagem de Fogo!


Em jogo cheio de emoção, eletrizante, o Flamengo lutou, chegou a fazer 2 a 0, mas cedeu o empate (2 a 2) para o Ceará na noite desta quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e deu adeus à Copa do Brasil. O Bonde rubro-negro, que perdeu o jogo de ida por 2 a 1, no Engenhão, ficou pelo caminho no principal atalho para a Libertadores. Com a classificação, a 'Carroça Desembestada' do Ceará segue em frente e enfrentará o Coritiba, que perdeu para o Palmeiras por 2 a 0 no Pacaembu (6 a 2 no confronto).


Para o Rubro-Negro, que teve Ronaldo Angelim expulso aos 38 minutos do primeiro tempo, resta esperar a estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo dia 21, contra o Avaí.

O jogo começou em ritmo acelerado. O Flamengo, que entrou com Angelim na lateral esquerda, teve as duas primeiras boas chances. Aos quatro minutos, Wanderley finalizou com força, por cima do travessão. No lance seguinte, Thiago Neves arriscou de fora da área, a bola quicou e Fernando Henrique espalmou para o lado.

O Rubro-Negro tinha amplo domínio da partida diante de um adversário acuado. Na primeira investida do Vozão, Thiago Humberto recebeu lançamento na grande área, Felipe saiu para fazer o corte e o atacante quase conseguiu tocar na saída do goleiro, mas não alcançou a bola.

Com dois gols, Thiago Neves coloca o Fla em vantagem

Pouco depois, Ronaldinho Gaúcho rolou para Bottinelli, que isolou. Com bom toque de bola e articulação de jogadas, a superioridade rubro-negra foi transformada em gol. Aos 19 minutos, Diego Macedo saiu jogando errado e a bola sobrou para Ronaldinho, que deu belo toque de cobertura para Thiago Neves. Dentro da área, o meia matou no peito e tocou com categoria para fazer 1 a 0.

O Flamengo seguiu em ritmo acelerado. E novamente brilhou a estrela de Thiago Neves. Aos 28, o meia recebeu na entrada da área, cortou um adversário e bateu no canto direito de Fernando Henrique: 2 a 0. Na comemoração, Ronaldinho Gaúcho, sem esboçar um sorriso durante a partida, foi comemorar com o camisa 7.

Mas a tranquilidade do Flamengo parou por aí. O Ceará passou a arriscar mais e o jogo ganhou em emoção. Aos 35, o time da casa diminuiu. Depois de cobrança de falta alçada na área, a zaga rubro-negra vacilou, Washington subiu bem e, de cabeça, colocou no fundo da rede.

Angelim é expulso, Ceará empata e primeiro tempo termina em confusão

 A situação do time de Vanderlei Luxemburgo ficou  ainda pior, aos 38 minutos. Ronaldo Angelim, que já tinha cartão amarelo, deu uma trombada em Osvaldo. O árbitro Sandro Meira Ricci achou passível de penalização, e expulsou o jogador. Luxa, então, colocou Egídio na vaga de Bottinelli.

Na sequência, Thiago Humberto cobrou falta com força, e Felipe espalmou para escanteio. Na cobrança, Thiago Humberto ganhou de Willians na cabeça, e a bola sobrou para Washington, que pegou meio sem jeito, mas deixou tudo igual: 2 a 2. Os jogadores do Flamengo reclamaram muito com o árbitro, pedindo toque de mão de Thiago, que não aconteceu.

Aos 47, um lance incrível: Léo Moura recebeu na área, chutou, a bola desviou num adversário e acertou o travessão. Na sobra, Wanderley, na pequena área e com o gol aberto, cabeceou na trave.

O primeiro tempo terminou com confusão em campo. Jogadores do Flamengo foram questionar o árbitro e Vanderlei Luxemburgo entrou em campo para retirar os atletas. Um policial que estava no gramado acertou o escudo nas costas de Ronaldinho, o que gerou revolta de Felipe e de Luxa, que acabou sendo expulso na volta do intervalo.

Fernando Henrique faz grandes defesas

No segundo tempo, quem brilhou foi Fernando Henrique. Aos quatro minutos, Renato chutou com força da intermediária e o goleiro fez grande defesa. Pouco depois, Egídio cruzou, Wanderley dominou, girou e a bola passou rente à trave.

Aos 10, novamente o goleiro do Ceará apareceu bem. Wanderley invadiu a área e chutou para grande defesa de Fernando Henrique. Na sobra, Ronaldinho finalizou sobre o gol.

E o Rubro-Negro seguiu pressionando, com o Ceará arriscando nos contra-ataques. Aos 12, Léo Moura sentiu cansaço e deu lugar a Fierro. Aos 20, Thiago Neves recebeu na área, bateu com força e FH fez outra grande defesa.

A partida seguiu emocionante, com chances para os dois times. Thiago Neves novamente parou em FH. Depois, Eusébio soltou a bomba e Felipe defendeu.As duas equipes cansaram, mas seguiram lutando. O Ceará desperdiçou boas chances, mas o empate garantiu sua classificação.
A carroça...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Depois de dois anos, SAMU sairá do papel


O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) será implantado em Petrópolis após duas indicações feitas pelo vereador Márcio Muniz (PSC). O primeiro pedido, sob a indicação número 2.864, foi feito pelo vereador ainda em 2009 e encaminhado ao Executivo Municipal em agosto do mesmo ano. A solicitação foi repetida em 2010. Desde a primeira requisição até hoje, mais de duzentas cidades já receberam o serviço.
Segundo o vereador Márcio Muniz, “a Secretaria de Saúde está tomando as providências para finalmente instalar o SAMU na cidade e as ambulâncias já estão aqui. Mas, não podemos esquecer que não são só carros, há também central telefônica, médicos, maqueiros, enfermeiros e toda uma estrutura. O ideal é que seja feito um concurso público para o preenchimento dessas vagas”.
O SAMU já está presente em mais de 1.500 cidades brasileiras e tem por objetivo prestar socorro à população em casos de emergência.

Texto de: Adriana Fradique – Comunicadora Social - CMP

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Com homem pode.

Homens ofendidos com a Bombril

O bom humor é um artigo em falta em certos segmentos. Ontem, por exemplo, o Conar julgou um esdrúxulo pedido de suspensão da nova campanha da Bombril – aquela em que Marisa Orth e Dani Calabresa e Monica Iozzi (CQC) comparam os homens aos cachorros, sugerem adestra-los, ordenam que façam a limpeza da casa, mexem com aqueles “de brinquinho e que se depilam” e etc.

Quem fez a reclamação politicamente correta foi, veja só, um grupo de homens ofendidos. Segundo esses homens, a campanha estimula a discriminação. Os conselheiros do Conar, com bom senso e bom humor nas alturas, arquivaram o pedido.
Por Lauro Jardim


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma boa pedida...


Menor é preso após trocar tiros


Um adolescente foi detido durante uma perseguição e troca de tiros na noite de terça-feira (3) no Méier, na Zona Norte do Rio. Segundo a polícia, o menor e outros três suspeitos estavam num carro e roubaram os pertences de um homem, que chamou a polícia.

O menor foi levado para a 24ª DP (Piedade). Com ele a polícia encontrou uma mochila com um laptop, carregador, celular, um pen drive, um aparelho para acessar conta de banco pela internet e uma carteira.

 Os outros três suspeitos conseguiram fugir.

Viva o Estatuto da Infância e da adolescência" 

60 do BOPE sobem o 18, em Água Santa

Rio de Janeiro/RJ

Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazem, desde o início da manhã desta quarta-feira (4), uma operação no Morro do Dezoito, em Água Santa, no subúrbio do Rio. Pelo menos 60 homens estão na comunidade com o apoio de dois veículos blindados.

De acordo com moradores, houve intensa troca de tiros no início da manhã. Policiais informaram que houve um breve confronto no início da ação por volta das 5h. Mas não há informações sobre mortos, feridos ou presos na ação.

Policiais foram à comunidade checar uma série de denúncias que chegou ao batalhão a respeito da atuação de traficantes de drogas na região.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Decco Torres na Lapa


Decco Torres - Lapa Café - Gomes Freire, 457 - Lapa - R$ 20,00 lista amiga 15,00
reservas (21) 22226679/ 39716812/ 88123063
O cantor Decco Torres apresenta seu novo show “Delicate Sound”, onde o intérprete é revelado com muita suavidade e delicadeza e onde a voz alcança a emoção perfeita através do violão. É uma rara oportunidade de ver Decco Torres cantar suave e desnudo de toda a sua banda, cantando a fina flor da musica brasileira como:João Donato com “Flor de maracujá e Bananeira”, Tayguara em “Universo no teu corpo”, Carlos Dafé, Simonal e a inédita “Te amo em Absurdo”, de Igor Sanro, em versões bem cool na voz de timbre raro de Decco Torres...e muitas surpresas...

Nota sobre resposta do IBGE à solicitação de recontagem de dados do Censo


O presidente da Câmara de Vereadores Paulo Igor e a mesa diretora da Casa, não ficaram satisfeitos com a resposta ao pedido de informações que foram solicitadas ao Instituto Brasileiro de Geografia Estatística sobre os números apurados no Censo realizado em Petrópolis no ano passado. A solicitação foi feita após a divulgação de dados preliminares sobrea pesquisa, que indicaram redução na população da cidade. A resposta encaminhada pelo IBGE, que trata o assunto de forma ampla e nada específica, foi encaminhada a Câmara no fim do mês de março.
A Câmara aguardou a consolidação do dados, que registrou uma situação ainda mais crítica - com números abaixo da estimativa - e diante desta situação, a Câmara de Vereadores está encaminhado novo ofício em que continua questionando os dados do Censo realizados em 2010.
Paralelo ao novo questionamento, a Câmara esta dando andamento aos trabalhos da Comissão instaurada para verificar os dados do Censo. Confirmados os números que indicam a redução da população da cidade, a comissão trabalha para identificar os motivos desta retração e verificar se ela vem acontecendo por motivos econômicos, educacionais ou sociais.


906 mortos, 400 desaparecidos e prejuízo de R$ 3,4 bilhões para reconstruir Região Serrana


Audiência pública consolida dados e promove colaboração entre legislativos municipal, estadual e federal 
 
O bispo de Petrópolis D. Filippo Santoro abriu a audiência pública realizada nesta segunda-feira (02.05) pela Câmara de Vereadores reunindo representantes dos legislativos municipal, estadual e federal. O líder da Igreja em Petrópolis reafirmou sua preocupação no esquecimento da importância da preservação de desastres como o de janeiro, foco da reunião convocada pela CPI das Chuvas da Câmara de Vereadores. Parlamentares das três esferas fizeram coro em torno de investimentos em mapeamento urbano e geotécnico, sistema de Defesa Civil, política habitacional e preservação de áreas de risco.
Os parlamentares fizeram críticas à falta de investimento governamental, mas acreditam em uma mudança política gerada pela cobrança da sociedade. O saldo de 906 mortes, 400 desaparecidos e um investimento de R$ 3,4 bilhões para a recuperação da Região Serrana em um prazo de mais de dois anos direcionaram os debates. Uma nova audiência pública será convocada antes da consolidação dos trabalhos e todas as perguntas feitas pelo público que não foram respondidas serão encaminhadas aos órgãos afins para que sejam atendidas.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) destacou a importância histórica do encontro e a participação expressiva da sociedade representada por entidades empresariais, de classes, de moradores, cidadãos comuns e "partidos políticos como o PSol que não tem cadeira na Casa, mas está presente e atuante". Para Igor, a pluralidade do público no encontro sinaliza "ações promissoras, pró-ativas e permanentes".
O presidente da CPI das Chuvas da Câmara de Vereadores, Toão Tobias, diz que o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito "caminha para a proposição de soluções definitivas, baseadas em registros históricos e depoimentos e estudos técnicos" . Já o presidente da CPI das Chuvas da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Luiz Paulo Corrêa da Rocha, foi mais além: "também queremos punição para os responsáveis. Não é possível que serviços públicos como água, luz e telefone sejam ligados em casas construídas irregularmente de quem as próprias prefeituras depois cobram IPTU", afirmou. As duas comissões já acertaram a troca de informações e dados colhidos em documentos oficiais e depoimentos.
A audiência foi acompanhada ainda pelo deputado estadual Marcus Vinícius Neskau (PTB), também membro da CPI das Chuvas, que reclamou da demora da prefeitura de Petrópolis em apresentar áreas edificáveis para os desabrigados e conclamou "todos os homens públicos a buscarem soluções compartilhadas com a sociedade". Já o deputado estadual, Bernardo Rossi (PMDB), também membro da CPI das Chuvas da Alerj, ausente na audiência por compromissos assumidos anteriormente, enviou uma mensagem saudando os participantes do encontro e falando do empenho do governo estadual. "Serão aplicados R$ 500 milhões e temos de destacar ainda que uma política habitacional foi apresentada depois de 30 anos sem que o governo tocasse no assunto. São 70 casas em caráter emergencial, na Posse, e outras 1.500 unidades previstas. O deputado Luiz Paulo Corrêa também contabilizou R$ 9,3 milhões que serão usados na construção, inicial, em Petrópolis, de 208 unidades habitacionais divididas entre Itaipava e Mosela até o final de 2012.
O deputado federal Hugo Leal, membro da Comissão Especial de Catástrofes da Câmara Federal, falou das dificuldades que cidadãos e empresários têm em captar empréstimos e financiamentos de bancos oficiais como CEF, BB e BNDES. Também destacou os "parcos R$ 27 milhões que o governo federal investiu em prevenção a desastres ao longo de 2010". Também estiveram presentes os deputados federais Fernando Jordão (PMDB), ex-prefeito de Angra dos Reis, cidade também castigada pelas chuvas em anos anteriores e Áureo (PRTB). Jordão destacou as transformações climáticas e a adaptação da sociedade em prevenção enquanto Áureo acentuou o processo histórico das ocupações desordenadas e o compromisso desta e futuras gerações na mudança de mentalidade.
Participaram da audiência pública os titulares de oito pastas do governo municipal: Luiz Eduardo Peixoto (Setrac), Wilson Franca (Relações Institucionais), Cida Barbosa (Saúde), Anderson Juliano (Comdep), Charles Rossi (Desenvolvimento Econômico e Fundação de Cultura e Turismo), De Paula (Defesa Civil) e Leandro Viana (Meio Ambiente).
Peixoto, também presidente do Comitê de Ações Emergenciais, falou em nome do governo pontuando ações emergenciais, de atendimento às vítimas e de longo prazo como a retirada, em dois anos e quatro meses de administração, de quase 400 casas entre invasões coibidas e imóveis demolidos. "Já vinhamos de outras três ocorrências graves de chuvas na Posse (23 de dezembro); Bingen (27 de dezembro) e Araras (04 de janeiro). Temos de somá-las a outras 480 pessoas que já tinham sido afetadas em administrações anteriores e que já dependiam de aluguel social. Hoje, queremos agilizar as 1.500 unidades habitacionais já comprometidas pelo governo do Estado com Petrópolis", destacou.
A presença expressiva de representantes do Executivo foi comemorada pelo presidente da Câmara de Vereadores. "A discussão foi acima de questões partidárias, de forma respeitosa e no sentido de buscar soluções. Falamos a mesma linguagem o tempo todo e isso já é a garantia de soluções", pontua Paulo Igor.
A audiência pública foi acompanhada por representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Associação de Amigos da Rua Teresa (Arte), Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Movimento Eu Amo o Quitandinha, Associação de Vítimas Atingidas pela Enchente, OAB, Fundação Leão XIII e Associação de Moradores de Madame Machado, entre outras.
Novo encontro com o bispo D. Filippo Santoro no dia 20
Para o presidente da Câmara de Vereadores, o bom público formado na audiência desta segunda- feira, a presença maciça de representantes do governo municipal e expressiva de parlamentares sinaliza para bons projetos que serão aplicados. "Depois, precisamos é investir em fiscalização", afirmou Paulo Igor. Um novo encontro entre a sociedade civil organizada e o bispo D. Filippo Santoro marcado para o dia 19, às 9h, no campus Benjamin Constant da Universidade Católica de Petrópolis, também foi anunciado como o terceiro compromisso público resultante dos esforços entre cidadãos e parlamentares para levantar soluções em prevenção.
- Os dados apurados entre as CPIs e ainda com a colaboração dos deputados federais estão sendo consolidados e projetos nos âmbitos fiscal e de prevenção já estão surgindo. Todos estes encontros têm ainda o objetivo de não deixar que o foco deixe de estar sobre o problema como o bispo D. Filippo tão propriamente vem colocando", completa Paulo Igor.
- Foi muito bonito o primeiro momento de solidariedade e de mobilização. Mas, agora começa a árdua tarefa de rever valores, conceitos e investir no ser humano. Só no Centro Histórico são 20 as áreas de risco, todos sabem e já há estudos que podem ser usados e serem aplicados junto a pesquisas futuras. Vamos abrigar nossa população em áreas seguras", conclamou o bispo.

Texto de: Estela Siqueira - Assessoria de Imprensa/vereador Paulo Igor

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conflito entre Palestina e Israel


Os conflitos entre Israel e Palestina nasceram em tempos remotos, pois se enraízam nos ancestrais confrontos entre árabes e israelenses. Mas os embates entre estes povos, que detêm a mesma origem étnica, recrudesceram no final do século XIX, quando o povo judeu, cansado do exílio, passou a expressar o desejo de retornar para sua antiga pátria, então habitada em grande parte pelos palestinos, embora sob o domínio dos otomanos. O ideal judaico de retorno á terra natal de seus antepassados é conhecido como Sionismo, vigente desde 1897, estimulado pela Declaração de Balfour, iniciativa britânica, que dá aos judeus aquilo que até então eles não tinham, direitos políticos próprios de um povo. Neste momento, vários colonos judeus começaram a partir na direção da terra prometida.

Com a queda do Império Otomano, a Inglaterra transforma a região em colônia britânica, instituindo um protetorado – apoio dado por uma nação a outra menos poderosa – na região pleiteada tanto por palestinos quanto por israelenses, o qual se estendeu de 1918 até 1939. Depois do início da Segunda Guerra Mundial, com a perseguição do Nazismo aos judeus, os problemas se agravaram, pois mais que nunca eles desejavam retornar à Palestina, há muito tempo consagrada como um território árabe.

O principal confronto entre palestinos e israelitas se dá em torno da soberania e do poder sobre terras que envolvem complexas e antigas questões históricas, religiosas e culturais. Tanto árabes quanto judeus reivindicam a posse de territórios nos quais se encontram seus monumentos mais sagrados. A ONU ofereceu aos dois lados a possibilidade de dividir a região entre palestinos e israelenses; estes deteriam 55% da área, 60% composta pelo deserto do Neguev. A Palestina resistiu e se recusou a aceitar a presença de um povo não árabe neste território.

Com a saída dos ingleses das terras ocupadas, a situação se complicou, pois os judeus anunciaram a criação do Estado de Israel. Egito, Jordânia, Líbano, Síria e Iraque se mobilizaram e deflagraram intenso ataque contra os israelenses, em busca de terras. Assim, o Egito conquista a Faixa de Gaza, enquanto a Jordânia obtém a área composta pela Cisjordânia e por Jerusalém Oriental. Como consequência desta disputa, os palestinos são desprovidos de qualquer espaço nesta região.

A OLP – Organização para Libertação da Palestina –, organização política e armada, voltada para a luta pela criação de um Estado Palestino livre, é criada em 1964. Logo depois, em 1967, os egípcios passam a impedir a passagem de navios israelenses e começam a ameaçar as fronteiras de Israel localizadas na península do Sinai, enquanto Jordânia e Síria posicionam seus soldados igualmente nas regiões fronteiriças israelenses. Antes de ser atacado, o povo israelita dá início à Guerra dos Seis Dias, da qual sai vitorioso, conquistando partes da Faixa de Gaza, do Monte Sinai, das Colinas de Golã, da Cisjordânia e de Jerusalém Oriental. Em 1982, obedecendo a um acordo com o Egito, assinado em 1979, os israelenses deixam o Sinai.

Em 1973, outra guerra se instaura entre Egito e Síria, à frente de outros países árabes, e Israel, o Yom Kippur, assim denominada por ter se iniciado justamente nas comemorações deste feriado, um dos mais importantes dos judeus, com um ataque surpresa dos adversários. Este embate provoca no Ocidente uma grande crise econômica, pois os árabes boicotam o envio de petróleo para os países que apóiam Israel, mas apesar de tudo os israelenses saem vitoriosos, com acordos estabelecidos em Camp David, território norte-americano. O Egito é o primeiro povo árabe a assinar um tratado de paz com Israel, sob os governos do egípcio Anuar Sadat e do primeiro ministro israelense Menahen Begin. Em conseqüência deste ato, o país é expulso da Liga Árabe.

Mas a paz não dura muito. Em 1982 Israel ataca o Líbano, com o suposto objetivo de cessar as investidas terroristas que seriam empreendidas pela OLP a partir de bases localizadas neste país. Cinco anos depois ocorre a primeira Intifada – sublevação popular assinalada pela utilização de armas rudimentares, como paus e pedras, atirados contra os judeus; mas ela não se resumia só a essas investidas, englobava também vários atentados sérios contra os israelenses. Finalmente, em 1988, o Conselho Palestino rejeita a Intifada e aceita a Partilha proposta pela ONU.

No ano de 1993, através do Acordo de Paz de Oslo, criou-se a Autoridade Palestina, liderada pelo célebre Yasser Arafat. Os palestinos, porém, continuaram descumprindo as cláusulas do tratado por eles firmado, pois a questão principal, referente a Jerusalém, se mantém em aberto, enquanto os israelenses, mesmo dispostos a abandonar várias partes dos territórios ocupados em Gaza e na Cisjordânia, preservam neles alguns assentamentos judaicos. Por outro lado, não cessam os atentados palestinos.

Uma nova Intifada é organizada a partir de 2000. Um ano depois Ariel Sharon é elevado ao cargo de primeiro-ministro de Israel, invade novamente terras palestinas e começa a edificar uma cerca na Cisjordânia para evitar novos atentados de homens-bombas. Em 2004 morre Yasser Arafat, substituído então por Mahmud Abbas, ao mesmo tempo em que israelenses recuam e eliminam encraves judaicos nos territórios ocupados. O terror, porém, continua a agir. Em 2006 ocorre um novo retrocesso com a ascensão do Hamas, grupo de fundamentalistas que se recusa a aceitar o Estado de Israel, ao Parlamento Palestino. Qualquer tentativa de negociação da paz se torna inviável.

As chances do nascimento de um Estado Palestino eram crescentes, mas com a eleição do Hamas, não reconhecido pela comunidade internacional, tudo se complica e as possibilidades de paz se reduzem. Neste momento, por conta de confrontos internos entre os palestinos, eles perdem a maior oportunidade de garantir a soberania sobre o território reivindicado, pois há uma nova escalada do terror. Em 2006 também ocorre o afastamento de Ariel Sharon, atingido por um derrame cerebral que o deixa em coma. Ele é então substituído temporariamente por Ehud Olmert, logo depois consolidado no poder pela vitória de seu partido nas eleições.

Atualmente, a maior parte dos palestinos e israelenses concordam que a Cisjordânia e a faixa de Gaza devem constituir o Estado Palestino; e o Hamas e o Fatah uniram-se para a instauração de um governo de coalizão, à custa de muito sangue palestino derramado, mas esse passo ainda não foi suficiente para instalar a Palestina de volta nas mesas de negociação.

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conflito_israelo-palestino
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u105498.shtml
http://www.historiamais.com/israel_arabes.htm
http://www.infoescola.com/historia/conflito-entre-israel-e-palestina/

Bin Ladem está morto


(Reuters) - Osama bin Laden está morto e seu corpo foi recuperado pelas autoridades dos EUA, autoridades dos EUA, neste domingo.

O presidente Barack Obama deve fazer o anúncio dramático em breve e foi convocado às pressas para um aparecimento tardio, na Casa Branca.

É uma grande conquista para Obama e sua equipe de segurança nacional. O predecessor de Obama, George W. Bush, havia repetidamente prometido levar à justiça o mentor do 11 setembro de 2001, os ataques contra Nova York e Washington, mas nunca o fez antes de deixar o cargo no início de 2009.

Autoridades dos EUA disseram que após procurar em vão pelo líder da Al Qaeda desde que ele desapareceu no Afeganistão no final de 2001, o extremista saudita esta morto e seu corpo recuperado.

Tendo o corpo, os EUA podem convencer os céticos de que Bin Laden está realmente morto.

Ele tinha sido objeto de uma busca desde que ele escapou  dos soldados dos EUA e milícias afegãs em um ataque em grande escala sobre as montanhas de Tora Bora, em 2001. Depois que ele desapareceu, oficiais de inteligência acreditavam que ele tinha se escondido no Paquistão.

Embora na clandestinidade, Bin Laden havia insultado o Ocidente e defendeu seus militantes islâmicos em fitas de seu esconderijo.

Além de 11 de setembro, Washington também está ligando a Bin Laden a uma série de ataques - incluindo os 1.998 atentados contra as embaixadas americanas no Quênia e da Tanzânia e do bombardeio de 2000, o navio de guerra USS Cole no Iêmen.

(Escrita por Steve Holland; edição por Mohammad Zargham)