segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bin Ladem está morto


(Reuters) - Osama bin Laden está morto e seu corpo foi recuperado pelas autoridades dos EUA, autoridades dos EUA, neste domingo.

O presidente Barack Obama deve fazer o anúncio dramático em breve e foi convocado às pressas para um aparecimento tardio, na Casa Branca.

É uma grande conquista para Obama e sua equipe de segurança nacional. O predecessor de Obama, George W. Bush, havia repetidamente prometido levar à justiça o mentor do 11 setembro de 2001, os ataques contra Nova York e Washington, mas nunca o fez antes de deixar o cargo no início de 2009.

Autoridades dos EUA disseram que após procurar em vão pelo líder da Al Qaeda desde que ele desapareceu no Afeganistão no final de 2001, o extremista saudita esta morto e seu corpo recuperado.

Tendo o corpo, os EUA podem convencer os céticos de que Bin Laden está realmente morto.

Ele tinha sido objeto de uma busca desde que ele escapou  dos soldados dos EUA e milícias afegãs em um ataque em grande escala sobre as montanhas de Tora Bora, em 2001. Depois que ele desapareceu, oficiais de inteligência acreditavam que ele tinha se escondido no Paquistão.

Embora na clandestinidade, Bin Laden havia insultado o Ocidente e defendeu seus militantes islâmicos em fitas de seu esconderijo.

Além de 11 de setembro, Washington também está ligando a Bin Laden a uma série de ataques - incluindo os 1.998 atentados contra as embaixadas americanas no Quênia e da Tanzânia e do bombardeio de 2000, o navio de guerra USS Cole no Iêmen.

(Escrita por Steve Holland; edição por Mohammad Zargham)

Nenhum comentário:

Postar um comentário