sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

39 MORTOS, 1,5 MIL RESIDÊNCIAS DESTRUÍDAS E 6,5 DESALOJADOS


Diario de Petropolis

Até o momento, 39 pessoas faleceram devido às fortes chuvas que atingiram o distrito de Itaipava, em Petrópolis. Estima-se ainda que cerca de 40 pessoas estejam desaparecidas. O número de feridos ainda não foi contabilizado. Outro número dos últimos levantamentos feito pelas equipes do governo municipal que estão agindo nas localidades é que pelo menos 1,5 mil residências foram parcialmente ou totalmente destruídas. Uma soma preliminar indica que cerca de 6,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.
Durante o dia de hoje (13) 105 homens de diversas entidades (Corpo de Bombeiros, Guardas Parque do Inea, Cruz Vermelha, 32º Batalhão de Infantaria Motorizada, Petrópolis Resgate, Comando da Paz, além de homens das policias Civil e Militar), trabalham na procura de pessoas desaparecidas ao longo do leito do Rio Santo Antonio. Todas as equipes da Prefeitura estão mobilizadas para atender a população. O prefeito Paulo Mustrangi ainda contratou mais de 100 pessoas para trabalharem na Frente Emergencial, todos moradores das localidades que foram assoladas pelas chuvas.
Alguns homens fazem o acesso a pé em localidades por meio do mato para prestarem assistência às famílias que não conseguem sair de seus imóveis por conta do grau de destruição. Alguns caminhos demoram cerca de três horas para serem percorridas. As localidades conhecidas como Alto do Cantagalo e Santa Rita (no Vale do Cuiabá) são as que proporcionam o maior grau de dificuldade para as equipes. Uma base da Rede de Operações de Emergência de Rádio Amadores (ROER) está acoplada no Centro de Cidadania da Prefeitura e mantém contato direto com as equipes que trabalham nos locais atingidos, já que os telefones celulares não funcionam, principalmente no Vale do Cuiabá.
Reconhecimento dos corpos e informação sobre desaparecidos
Os corpos das vitimas estão sendo encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) que está localizado no Hospital Alcides Carneiro (Rua Vigário Geral, 1345 – bairro Corrêas). Foi montado um sistema emergencial pelo poder judiciário no local para dar agilidade no reconhecimento e liberação dos corpos. As pessoas que necessitam informar ou buscar informações sobre o desaparecimento de parentes, amigos ou conhecidos deve se dirigir ao Centro de Cidadania – Rua União e Indústria, 11.860.
Perdas materiais ainda não podem ser contabilizadas
Cerca de oito pontes foram destruídas ou arrastadas pelas águas. Mais de cem carros foram arrastados, jogados no rio ou destruídos pela força da chuva. O levantamento das perdas materiais ainda não foi mensurado pelo governo municipal. As equipes técnicas da Secretaria de Obras já fazem um levantamento dos valores.
Donativos recolhidos
A Prefeitura de Petrópolis já recolheu aproximadamente 1 mil colchonetes, 15 toneladas de alimentos não perecíveis, 5 mil litros de água, 10 toneladas de roupa, além de 3 mil rodos e 3 mil vassouras. Produtos de limpeza e higiene pessoal foram totalizados mais de 10 mil itens recebidos. Mais de mil cestas básicas também foram doadas. O Governo do Estado, Prefeitura de Petrópolis, igrejas, instituições e empresariado fizeram as doações.
Abrigos da Prefeitura
Famílias estão abrigadas na Escola Municipal Antunes Rabelo, no bairro Madame Machado; na Igreja Metodista Cuiabá, Igreja Católica do Divino, no Vale do Cuiabá; Posto Laginha e Igreja Wesleyana, no bairro Benfica. Todos os abrigos estão sendo abastecidos com água potável, colchonetes, cobertores, alimentos e material de higiene pessoal e de limpeza.
Trânsito na localidade do Vale do Cuiabá
A Companhia de Trânsito Transporte de Petrópolis (CPTrans) pede compreensão aos motoristas e ressalta que os mesmos evitem acessar o local com veículos na localidade do Vale do Cuiabá. Muitos acessos ainda estão tomados pelo barro e lama e podem ser fatores de acidentes por conta da pista escorregadia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário