quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CMP e Prefeitura se comprometem em adequar a cidade para pessoas com deficiência

ASCOM - Cam. Mun. de Petrópolis
Foi realizada na noite da ultima segunda-feira, no COMAC, (Comissão Municipal de Atuação Comunitária), uma reunião do Fórum dos Amigos das Pessoas com Deficiência. O objetivo foi discutir propostas para garantir a inclusão social e a qualidade de vida para os portadores de deficiência. “Precisamos garantir dignidade e direito de ir e vir a todos os moradores de nossa cidade sem discriminar, classe social, raça, ou qualquer outra diferença. Para isso é necessário adaptar a cidade e possibilitar que essas pessoas saiam de dentro de suas casas e proporcioná-las dignidade, assim como a qualquer outro cidadão”, disse o presidente da Associação Pré-deficiente, Marcelo da Silveira.

Participaram da reunião cerca de trinta pessoas, entre elas, representantes dos governos executivo e legislativo, membros das associações dos deficientes visuais e auditivos de Petrópolis, pais e amigos de deficientes e representantes das instituições Setranspetro, Ceptrans e da empresa Salvine.



O principal assunto discutido foi a adaptação de vans para o transporte dos deficientes. O presidente da Ceptrans Orlindo Possato disse, que, para o transporte dos deficientes as vans são, mas eficientes, devido ao tamanho, já que as mesmas podem subir ladeiras e ruas estreitas onde os ônibus não conseguem entrar. “O governo executivo já está averiguando possibilidades para por em prática essa idéia. Nossa meta é proporcionar dignidade a todos os cidadãos”, explicou o presidente da Ceptrans.



O presidente da CMP, vereador Bernardo Rossi, se sensibilizou ao ouvir as reivindicações e manifestos do grupo, Rossi colocou o legislativo a disposição de todos e se comprometeu em representá-los e buscar medidas junto ao executivo para solucionar os problemas de adequação nos transportes públicos, pontos turísticos, colocação de placas e vagas para os deficientes. “Quero ser uma voz a somar com este fórum”. O vereador disse que compartilha com a mesma opinião do prefeito. “Temos o conhecimento do que cada um de vocês sofre, o próprio prefeito tem a mãe que é cadeirante”, Bernardo também citou que em sua família, tem um tio que perdeu a visão, por isso ele sabe as limitações que essas pessoas passam em nossa cidade e por isso luta por uma melhor qualidade de vida para todos.



De acordo com Bernardo, a CMP provou que apesar das restrições na construção civil, é possível dar acessibilidade aos deficientes físicos. “Exemplo disso, foi a inauguração de uma cadeira capaz de subir e descer escadas apenas apertando um botão, a qual foi colocada a disposição da população”, exemplificou o vereador dizendo ainda que está em votação na casa outros projetos de lei, como a obrigatoriedade de instalação de aparelhos de telefones públicos para o uso de deficientes auditivos.



A próxima reunião do Fórum dos Amigos das pessoas com deficiência foi marcada para o dia 09 de novembro, às 18:30 hs, no Comac, (Comissão Municipal de Atuação Comunitária).



Satisfeitos com o desfecho reunião, os integrantes do fórum disseram que esta foi a primeira vez que conseguiram reunir o presidente da CMP e representantes do executivo, segundo eles resultado superou as expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário