sábado, 6 de novembro de 2010

O ovo da serpente sul-americana...

A Argentina denunciou hoje a invasão de seu território por um grupo de militares bolivianos. Eles roubaram máquinas de uma empresa e agrediram cidadãos argentinos reiteradas vezes nos últimos meses, segundo a chancelaria do país.
Cerca de 50 militares entraram sem autorização em uma fazenda da Província argentina de Salta, perto da fronteira com a Bolívia, agrediram e prenderam temporariamente os funcionários e levaram maquinário agrícola avaliado em US$ 50 mil, segundo relato das vítimas.
O suposto autor intelectual das invasões é o comandante do batalhão boliviano que patrulha a fronteira, coronel Willy Gareca. Conforme a chancelaria argentina, ele afirma que a Argentina se apropriou de parte do território da Bolívia e atua de forma hostil contra a população local.
Para o chanceler argentino, Héctor Timerman, o fato é "grave e inaceitável". Ele acusou diretamente ao coronel boliviano e disse que os países estão trabalhando para evitar um atrito diplomático.
Horas depois de Timerman instar o governo boliviano a agir, o comandante foi afastado do cargo. A embaixadora da Bolívia em Buenos Aires disse que já foi aberto inquérito para esclarecer o caso e punir os responsáveis.
Ambos os países negaram que haja divergências em torno da demarcação da fronteira. Trata-se apenas de um caso que envolve "abuso de autoridade", segundo os dois governos.

Fonte: Folha de São Paulo on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário