domingo, 7 de novembro de 2010

Arte Móvel: projeto itinerante busca aproximar as pessoas da prática das artes plásticas




Um caminhão

de arte passa por Petrópolis

Será lançada na próxima quarta-feira, dia 10, às 10h, à rua Luis Winter, no bairro Duarte da Silveira, a edição Artes Plásticas do projeto Arte Móvel. Realizado dentro de um caminhão, o projeto traz na caçamba uma bagagem especial: a arte, e é uma promessa de ação social e promoção cultural.
Com o objetivo de democratizar a cultura, o Arte Móvel visitará vários bairros de Petrópolis oferecendo gratuitamente entretenimento e cultura à sociedade. Serão exposições, oficinas e bate-papos, coordenados por artistas e educadores locais. Segundo Byron Mendes, curador do projeto, esse é um sonho antigo. “Essa é uma idéia do meu pai, por isso batizamos o caminhão como Espaço Cultural Ubirajara Mendes”. O caminhão é uma espécie de galeria de arte itinerante, e dispõe em seu interior de materiais de pintura e desenho para acesso da comunidade.
O projeto tem produção de Viva Cultura Planejamento Cultural e patrocínio de GE Celma através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira a seguir a agenda do Arte Móvel para o mês de novembro:
Sempre das 10h às 15h.

10/11 - Quarta-feira - Lançamento no bairro Duarte da Silveira - Rua Luis Winter;
17/11 - Quarta-feira - Bairro independência;
19/11 - Sexta-feira -Vila São José;
20/11 - Sábado - Praça da Liberdade;
22/11 - Segunda-feira -Araras;
23/11 - Terça-feira - Itaipava / Vale do Cuiabá;
24/11 - Quarta-feira - Secretário - Escola Rural;
25/11 - Quinta-feira -Posse;
30/11 - Terça-feira - Cascatinha;

Para saber mais, acesse o site www.vivacultura.net.
 
Fonte:Juliana Oliveira

sábado, 6 de novembro de 2010

O ovo da serpente sul-americana...

A Argentina denunciou hoje a invasão de seu território por um grupo de militares bolivianos. Eles roubaram máquinas de uma empresa e agrediram cidadãos argentinos reiteradas vezes nos últimos meses, segundo a chancelaria do país.
Cerca de 50 militares entraram sem autorização em uma fazenda da Província argentina de Salta, perto da fronteira com a Bolívia, agrediram e prenderam temporariamente os funcionários e levaram maquinário agrícola avaliado em US$ 50 mil, segundo relato das vítimas.
O suposto autor intelectual das invasões é o comandante do batalhão boliviano que patrulha a fronteira, coronel Willy Gareca. Conforme a chancelaria argentina, ele afirma que a Argentina se apropriou de parte do território da Bolívia e atua de forma hostil contra a população local.
Para o chanceler argentino, Héctor Timerman, o fato é "grave e inaceitável". Ele acusou diretamente ao coronel boliviano e disse que os países estão trabalhando para evitar um atrito diplomático.
Horas depois de Timerman instar o governo boliviano a agir, o comandante foi afastado do cargo. A embaixadora da Bolívia em Buenos Aires disse que já foi aberto inquérito para esclarecer o caso e punir os responsáveis.
Ambos os países negaram que haja divergências em torno da demarcação da fronteira. Trata-se apenas de um caso que envolve "abuso de autoridade", segundo os dois governos.

Fonte: Folha de São Paulo on-line